CAPS realiza atividade no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

CAPS realiza atividade no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste dia 18 de Maio foi comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e para lembrar a data, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou um dia diferente com várias atividades. Pacientes, familiares e comunidade em geral participaram da programação especial.

Pela manhã, o CAPS realizou um brechó de trocas para a campanha do agasalho, no Mercado Público. Logo a tarde, na Câmara de Vereadores de Itapema, foi o momento de falar sobre o que e como funciona o CAPS. O palestrante foi o Terapeuta Ocupacional, Rogério Amâncio . “O CAPS ainda é um pouco desconhecido entre a comunidade, e aproveitamos esse dia para expor a comunidade presente a importância do tratamento da pessoa com doença mental de uma forma mais humanizada, afetiva sendo acolhida para uma melhor recuperação”, explicou o Terapeuta.

Ao decorrer da tarde o público pode prestigiar várias apresentações culturais, participar de brincadeiras com atividade física e dança, receber várias orientações sobre tratamentos psicológicos, movimento na saúde mental, alimentação entre outros.

Iara Paz Marques de Araujo, participou da atividade e adorou a iniciativa. “Foi maravilhoso, para as pessoas que frequentam o CAPS e os familiares. Meu marido é paciente e se apresentou cantando, nós amamos música. Atividades como essa tem que ser explorada sempre”, contou Iara.

A Coordenadora do CAPS, Andreliza C. Nunes, relatou que a tarde foi para expor o que a equipe do CAPS faz em prol e beneficio da saúde mental. “Realizamos a exposição dos trabalhos e atividades que são feitos para a comunidade tomar conhecimento e aproximar mais as pessoas que precisam de ajuda. A consciência do que é o CAPS como funciona é muito importante para não haver preconceitos, e hoje falamos bastante sobre isso. Nosso intuito é integrar por isso a importância dessas atividades”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema