O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I de Itapema o é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e severos acima de 15 anos de idade, com diagnósticos diversos, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave e transtorno de personalidade. Além destes, também atende usuários com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O CAPS realiza atendimento em 625 usuários por mês.
Várias atividades e oficinas integram e ajuda os pacientes, são elas: grupo de Prevenção de recaída para dependentes químicos, grupo de Pintura, grupo de música, grupo de ritmos, grupo de práticas corporais, grupo de prevenção de recaída para alcoolistas, grupo de patchwork ( geração de renda), grupo de artesanato (geração de renda), grupo roda de conversa, grupo de teatro, grupo para cuidadores, grupo de argila e grupo de artesanato.
Para um tratamento completo e eficaz, a equipe conta no total com 12 profissionais, entre médico, enfermeiras, psicólogos, técnica de enfermagem, terapeuta ocupacional, auxiliares de apoio, recepcionista, assistente social, e Coordenadora, todos ajudando na recuperação e na melhor qualidade de vida dos pacientes.
O Terapeuta Ocupacional, Rogério Amâncio conta que o CAPS é um serviço substitutivo aos Hospitais Psiquiátricos (Manicômios). “Um serviço que é fruto da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Que visa um atendimento mais humanizado aqueles que sofrem de doenças mentais Graves. Estamos sempre abertos para esclarecer duvidas e ajudar a todos que precisam”, explicou o terapeuta.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) fica localizado na Rua 123 A, n 150, no Bairro Centro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (47) 3267-1534.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema