Casa Madre Teresa de Calcutá atende crianças e adolescentes no contraturno escolar

Casa Madre Teresa de Calcutá atende crianças e adolescentes no contraturno escolar

Casa Madre Teresa de Calcutá atende crianças e adolescentes no contraturno escolar

A Casa de Caridade Madre Teresa de Calcutá em Itapema atende 200 crianças em situação de vulnerabilidade econômica e social e também é uma das instituições contempladas com os recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A associação realiza projetos, oficinas e outras atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, além do acompanhamento e atendimento psicossocial.

O trabalho é realizado no contraturno escolar e participam crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que também recebem alimentação e todo acompanhamento da equipe da instituição. Dentre as oficinas e atividades realizadas estão o coral, flauta, dança, capoeira, percussão, cultura digital, culinária, teclado, violino, violão,artes, basquete, voleibol, futsal, judô, entre outras.

“As atividades que realizamos influenciam diretamente na qualidade de vida e desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, tanto dentro da instituição quanto na convivência familiar. O recurso do FIA só veio a contribuir na melhoria do nosso atendimento”, destacou a vice-presidente da instituição, Carmen Terezinha Figueiredo Cruz.

A Casa Madre Teresa fica localizada na Rua 456, nº 1159, no Bairro Jardim Praiamar e também atende crianças do Bairro Morretes. Os encaminhamentos podem ser feitos pela Secretaria de Assistência Social, pelo Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e outros setores, além da procura diretamente com a instituição de acordo com a fila de espera.

A instituição conta com muitos voluntários para auxiliar nos atendimentos e também nos projetos, como costura, reforço escolar, corte de cabelo, atendimento odontológico e também na confecção de bonecas de pano, que ajudam na arrecadação de recursos para o trabalho desenvolvido.

Recursos do FIA

Neste ano de 2023 estão sendo destinados aproximadamente R$ 1,5 milhão em recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que foram aprovados pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), para 7 projetos totalizando quase 600 crianças atendidas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema