Uma cena de violência contra uma mulher assustou os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertãozinho na manhã da última terça-feira (28/10). Uma mulher de aparentemente 30 anos foi gravemente ferida por seu marido furioso, que não respeitava suas vontades. A cena foi parte de um teatro realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Unidade, juntamente com a Coordenadora Esdra Maria Jacinto (Donga), com o objetivo de alertar as mulheres sobre o tema.
Ferimentos, machucados, gritos e muita criatividade marcaram o dia na UBS, tudo muito bem produzido para passar a realidade de muitas mulheres que ainda sofrem com esse tipo de violência. Segundo Maria Antônia de Lima Silva Borges, Agente Comunitária de Saúde há 18 anos na Unidade, o teatro foi uma forma de chamar a atenção da comunidade. “Percebemos que somente falando ou colocando cartazes não havia retorno, e quando é algo diferente, as pessoas param pra ver, pois chama muito mais atenção e transmite mais a realidade”, disse a ACS.
A Coordenadora da UBS, Esdra Maria Jacinto (Donga), que também participou da atividade, agradeceu a todas as participantes e o esforço de cada uma como incentivo a proteção da mulher. “Todo mundo ajudou para que no final tivéssemos esse resultado bacana e educativo. Agora, já estamos pensando em atividades para o Novembro Azul, pois o homem também merece atenção”, afirmou a Coordenadora.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema