A qualidade da saúde de Itapema segue avançando em diferentes áreas. O destaque desta vez é para as cirurgias chamadas de buco-maxilo-facial, realizadas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Contando com profissionais de qualidade, Itapema já é referência no procedimento, atendendo até mesmo pacientes de outros municípios.
“Somente no ano de 2015, até o fim do mês de Junho, foram realizadas mais de 446 cirurgias buco-maxilo-facial, onde em sua maioria são exodontia de terceiro molar. São cerca de 74 atendimentos mensais que demonstram a dedicação dos profissionais para permitir que a população fique sempre feliz com o resultado. Vale reforçar ainda que dentre procedimentos gerais e exames, o CEO realiza cerca de mil atendimentos mensais”, afirmou o Coordenador de Saúde Bucal, Osni Franz Junior.
O Cirurgião Paulo oVinicius Fontanella Pilati, que realiza as cirurgias tanto as buco-maxilo-facial como outros procedimentos no CEO, explico como acontece o tratamento. “Os pacientes com casos que não podem ser resolvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são encaminhados para o CEO. Após o procedimento, o tempo de recuperação varia em torno de três dias, porém varia de paciente para paciente. Os resultados são sempre excelentes”, disse Paulo.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, reforça que todos os setores da saúde de Itapema estão sendo sempre investidos. “Novos exames, procedimentos, capacitações, alto número de atendimentos, a demanda não para e os avanços também não. Estamos sempre buscando oferecer um serviço de qualidade, não só na saúde bucal, mas nas demais áreas, sempre pensando em todos, compromisso do Governo Municipal”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Entenda o que envolve o procedimento
O cirurgião buco-maxilo-facial é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente hospitalar, por um período que varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva. Por isso, conhece tudo sobre traumas de face e ossos do crânio.
Ele trata doenças e tumores da boca, corrige anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados (assimetrias). Além disso, é ele quem cuida dos enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxilar e mandíbula), podendo também realizar implantes dentários.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema