CERES disponibiliza atendimento psiquiátrico em Itapema

CERES disponibiliza atendimento psiquiátrico em Itapema

Pacientes psiquiátricos tem atendimento de qualidade em Itapema. Três profissionais estão disponíveis a população no Centro de Referências e Especialidades (CERES). As consultas são realizadas com prévio encaminhamento e agendamento nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo o Psiquiatra, Walmor Lange Jr, a grande maioria dos casos que ele recebe é de transtorno de ansiedade e depressivo. “Atendemos diversos casos aqui no CERES, os mais comuns são pacientes com ansiedade e depressão. Outros casos como bipolaridade, esquizofrenia, dependência química também são atendidos. Cera de 40% dos casos são associados a outras doenças, por isso trabalhamos em conjunto com os médicos do CERES. A terapia medicamentosa não pode interagir uma com a outra dos outros tratamentos, esse também é um cuidado nosso”, explicou.

Walmor relatou também que o objetivo como profissional da saúde mental é aliviar o sofrimento trazendo bem-estar psíquico aos pacientes. “É necessária uma avaliação detalhada do indivíduo, avaliando as perspectivas biológicas, psicológicas e até mesmo culturais. Esta avaliação realizada envolve o exame de seu estado mental”, comentou o psiquiatra.

Crianças e adolescentes também são atendidos pelos psiquiatras. Muitos dos casos são portadores de déficits intelectuais ou Transtorno de Déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) que pode persistir na idade adulta.

Psiquiatria

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Podem ser utilizados, exames de imagens, testes neurológicos, psicológicos para auxiliar a avaliação do indivíduo, podendo ser solicitado exames laboratoriais e físicos.

O Psiquiatra, geralmente utiliza da psicofarmacoterapia, ou seja, receita medicamentos para aliviar os sintomas provenientes do problema de saúde mental do indivíduo, enquanto o psicanalista ajuda-o a entender e enfrentar estes problemas. Os dois trabalham em conjunto até que o indivíduo possa deixar de usar os seus medicamentos (em alguns casos) e aprender a como lidar com seus problemas de forma autônoma.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema