Turistas relataram que ficaram quase o dia todo na fila para sair da cidade; prefeitos buscam soluções para o trânsito caótico.
Um indicativo que o verão começou, além das altas temperaturas, é o intenso trânsito nas cidades litorâneas. Nesta segunda-feira (15), a volta para casa do feriadão foi de filas quilométricas para sair de Bombinhas.
Turistas chegaram a relatar mais de 7 horas de trânsito entre Bombinhas e Florianópolis, trajeto que, normalmente, leva em média uma hora. Só nesse feriado da Proclamação da República, Bombinhas recebeu 150 mil turistas.
A cidade tem dois acessos: por Bombas, a entrada principal, e pelo Morro de Zimbros, área que “corta o caminho”, mas que boa parte ainda não está asfaltada. Ambos, no entanto, desembocam no Centro de Porto Belo, afunilando o trânsito até a BR-101.
O assunto já é antigo e tanto a prefeitura de Bombinhas quanto a de Porto Belo buscam solucionar esse problema. O prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho (DEM), afirmou que quer lutar por um novo acesso à cidade.
“Queremos iniciar essa obra ainda em 2022, com ajuda da deputada (estadual) Paulinha (sem partido), e também com aporte financeiro que o governador Moisés já disse que vai colocar na região”, afirma Paulinho.
Essa discussão envolve também Porto Belo, por onde o trânsito passa, obrigatoriamente. “O caos sempre existiu. Engarrafamentos, filas, brigas de trânsito. Temos muitos veículos e uma entrada só”, afirma o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB).
Stein afirmou que já pediu, com a Amfri (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), da qual é presidente, o andamento das licenças ambientais para a criação de um novo acesso, de Bombinhas direto na BR-101. “Só assim iremos resolver definitivamente o problema do trânsito e do caos de todo verão, aqui em Bombinhas e Porto Belo”, conclui.
Paulinha se reúne com IMA
A deputada estadual Paulinha se reuniu com representantes do IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina) nesta terça-feira (16) para falar sobre o novo acesso.
“Há meses estamos trabalhando nessa pauta nos bastidores, e agora estamos chegando perto de um caminho”, afirmou.
Foto: Floripa Mil Grau/Reprodução/Internet / Reprodução/ND
Foto: ND+ / KASSIA SALLES, ITAJAÍ