A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio da Coordenação do Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI), realizou na Unidade Prisional de Itapema (UPA), uma ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis. A ação foi na última sexta-feira (11/12) e teve como objetivo levar até à população carcerária o conhecimento sobre as Infecções sexualmente transmissíveis (IST), além de possibilitar por meio de testes rápidos o diagnóstico precoce.
Na UPA, 32 pessoas foram atendidas entre detentos e agentes penitenciários. Ao todo, 97 testes de HIV, Sífilis e Hepatite C foram realizados. As ações devem continuar no decorrer do próximo ano. “O grande objetivo dessa ação é levar aos detentos conhecimentos sobre as IST’S é disponibilizar um diagnóstico precoce, não deixando que a doença espalhe entre a população carcerária e diagnosticar os casos precocemente para iniciar o tratamento o quanto antes”, explicou a Enfermeira e Coordenadora do COASI, Kátia Mariani.
Durante a ação foram realizados aconselhamento individual e coletivo de prevenção de HIV, Sífilis e Hepatite C, além dos testes rápido com coleta de sangue capilar na qual é considerado diagnóstico para o HIV e triagem para sífilis e hepatite C.
Segundo a coordenadora do COASI, os diagnósticos positivos são encaminhados para acompanhamento e tratamento. “Caso haja resultado positivo, prestamos a assistência necessária e encaminhamos a pessoa para tratamento. Estudos realizados a nível mundial mostram que a prevalência do HIV na população em geral é de 0,6% e que na população carcerária chega a ser dez vezes maior. Isso mostra que essa população é considerada uma das mais vulneráveis ao HIV e outras IST’s”, concluiu Kátia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema