Coletores de material reciclável devem realizar cadastro em Itapema

A Prefeitura de Itapema, por meio do Departamento de Trânsito, inicia nesta terça-feira (13) o cadastramento de agentes coletores de material reciclável, os populares catadores, no município. Todos os que trabalham no segmento em Itapema devem realizar o cadastro na sede do Departamento de Trânsito, localizado na Rua 902, número 155, junto ao pátio da Secretaria de Infraestrutura no Bairro Alto São Bento. O horário de atendimento é das 8h até 17h, entre segunda e sexta-feira.

Para o cadastro dos agentes coletores de material reciclável são necessários:
– 1 foto 3×4;
– cópia RG e CPF;
– comprovante de residência;
– antecedentes civil e crime (retirado junto ao Fórum).

Segundo o diretor de Trânsito, Luiz Albares, o serviço tem como finalidade credenciar e adequar os agentes coletores, para que seus carrinhos ou carroças tenham placa de identificação devidamente lacrada, assim como cada um deles possuir carteirinha emitida pelo Departamento de Trânsito para identificação, com validade para efetuar o serviço. A ação visa coibir o trabalho infantil e o crescimento desorganizado dos agentes coletores, explica.

O cadastramento terá renovações anuais, com expedição da carteirinha com validade expressa. A medida visa coletores de material reciclável de propulsão humana e animal, para o melhor controle de quem efetua o serviço e assim coibir o crescimento desorganizado do segmento nas vias da cidade.

Profissionalização

Os coletores de Itapema contam com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município, fundada em 21 de agosto de 2011. A criação do grupo foi resultado de discussões entre catadores autônomos de materiais recicláveis, onde o Governo Municipal, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a Cooperitapema, a empresa Ambiental e representantes do Poder Legislativo foram parceiros.
O articulador dos encontros da Associação, Cristian Barbosa Dias, explica que o grupo promove reuniões que servem para capacitar os trabalhadores autônomos, no que diz respeito a direitos e deveres, além de elaborar as formas de inclusão da Economia Solidária, através do associativismo e cooperativismo. “A Prefeitura de Itapema, juntamente com seus parceiros, discute com os catadores autônomos as melhores formas de organização e regulamentação esta atividade no município”, completa.

Mais informações com o diretor do Departamento de Trânsito de Itapema, Luis Albares, pelos telefones (047) 3368-9072 ou (47) 9172-3757 ou pelo e-mail itatran@itapema.sc.gov.br.

Mais informações com o articulador dos encontros dos Catadores de Material Recicláveis de Itapema, Cristian Barbosa Dias, pelo telefone (47) 9186-8200.