Fenômeno provoca temporais e acumulados devem se aproximar dos 200mm em SC; situação mais crítica ocorre na quarta-feira.
A formação de um ciclone extratropical traz ventos intensos e temporais a partir desta terça-feira (9) para Santa Catarina. O fenômeno afeta quase todo o Estado, no entanto três regiões estão em alerta de atenção, segundo a DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina).
Na quarta-feira (10), quando a influência do fenômeno deve ser maior, estão previstos ventos de até 100km/h. A influência do ciclone permanece até quinta-feira, quando o tempo deve começar a melhorar gradativamente.
As regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e parte da Serra de Santa Catarina estão em estado de atenção para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. Nestes locais, a chance é alta para a ocorrência dos fenômenos.
O Planalto Norte, todo o Vale do Itajaí e parte da Serra de Santa Catarina estão em observação para os fenômenos, enquanto o Meio-oeste tem risco baixo. Não há indicativo que o ciclone extratropical afete o Oeste. Confira os detalhes no mapa abaixo.
Cabe ressaltar que a aproximação do fenômeno ocorre após um fim de semana chuvoso, que deixou o solo encharcado. Somente neste fim de semana, os acumulados de chuva ultrapassaram os 100mm, detalha a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram.
A chuva prossegue nos próximos dias. Nesta segunda-feira (8), o Litoral Sul deve registrar chuva intensa durante todo o dia. As chuvas devem alcançar o Oeste durante a noite.
‘Até quarta, não vão pro mar’
O cenário critico, no entanto, ocorre entre terça e quarta-feira, quando ocorrerá uma “condição atmosférica intensa”.
“O ciclone extratropical traz ventos intensos próximo ao Litoral de Santa Catarina. Esse ciclone provoca chuva, principalmente no Litoral e Vale do Itajaí. O cenário permanece na quarta-feira e o acumulados totais podem ficar ou superar os 200mm”, detalha Cruz.
As rajadas de vento devem se intensificar, oscilando entre 60 e 70km/h na terça-feira. No dia seguinte, devem chegar a quase 100km/h na faixa litorânea e as ondas devem chegar a 4m. “Até quarta, não vão pro mar”, alerta a meteorologista.
A partir de quinta-feira (25), o tempo deve melhorar gradativamente.
Fotos: Arquivo/Anderson Coelho/ND – Defesa Civil do Estado/Divulgação/ND
Fonte: ND+, REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS