ACS estão sendo capacitados para trabalhar como Agente de Combate a Endemias.
Uma nova ação da Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica proporcionará um verão mais tranquilo para moradores e turistas da cidade de Itapema.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da rede receberam um convite para trabalharem como Agente de Combate a Endemias (ACE) aos sábados. A iniciativa busca aproveitar a época de inverno, período em que o número de focos abaixa, para trabalhar ainda mais o tema com a população e consequentemente aumentar a produção, visto que existem muito imóveis a serem trabalhados na cidade.
Nesta quinta-feira (06/08), os ACS receberam palestras sobre a doença e o mosquito com a equipe da Vigilância Epidemiológica, além da presença de Antônio César dos Anjos, Supervisor da 17 Regional de Saúde e de Gabriele Linberger Galvan, Bióloga da 17 Regional de Saúde, que falaram da importância da realização deste trabalho pelo ACS e de como isso irá refletir no futuro de todos com a realização de um bom trabalho.
Já durante a tarde, os profissionais receberam treinamento de como fazer a coleta de larvas, como preencher os boletins de campo, termos de notificação, etiquetas de remessa e como identificar os tipos de depósitos e imóveis. Na sexta-feira (07/08), os ACS irão a campo para terem seu primeiro contato com o trabalho e experienciar como será a rotina.
Os ACS com interesse e disponibilidade irão trabalhar como ACE somente aos sábados, horário em que boa parte da população se encontra em casa e que permite ainda não atrapalhar a rotina semanal dos profissionais. “O trabalho realizado por eles será realmente o de um ACE, coletarão amostras, farão o tratamento e eliminação de focos, ou seja, todo o trabalho de campo. Um ponto positivo ainda é que por serem ACS eles já tem um contato maior com a população, o que pode ajudar ainda mais na hora da abordagem e das orientações com a comunidade”, disse a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, reforça que os trabalhos de prevenção devem ser realizados sempre. “Sabemos que hoje não eliminamos mais o mosquito da Dengue 100%, e sim o controlamos para evitar um maior número de pessoas doentes. Com mais essa ação, mostramos nosso comprometimento com toda a comunidade e com nossos turistas que visitam a cidade principalmente no verão, buscando sempre melhorar nosso município através dos esforços realizados diariamente por todos os excelentes profissionais que temos”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema