Na manhã desta quinta-feira (08/08), os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) estiveram reunidos no auditório da Prefeitura. Na pauta do encontro a discussão e aprovação do Projeto Municipal Cidadania Ambiental começa em casa, da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) com a participação da Prefeitura de Itapema e dos membros do Conselho.
Segundo o Presidente da FAACI e do Comdema Leonardo Nunes, o projeto consiste na Educação Ambiental da População de baixa renda e ribeirinha com visitas diretamente as casas das famílias. Ainda faz parte do programa a conversão dos compromissos de ajustes de condutas ratificados pelo órgão ambiental, em doação de fossas sépticas para essa população.
Nosso objetivo com esse programa é despertar na população o cuidado com o meio ambiente bem como permitir o acesso às pessoas que não conhecem as questões do órgão ambiental destacou o Presidente da FAACI, enfatizando a importância do projeto.
Leonardo Nunes ressaltou ainda que os problemas ambientais são combatidos constantemente pela FAACI, a fim de garantir o crescimento sustentável respeitando o meio ambiente da cidade. A conversão dos compromissos de ajuste de conduta com pessoas físicas e jurídicas que cometam algum crime ambiental tal como obras e empreendimentos sem licenciamento, em doação de fossas sépticas a famílias de baixa renda que não a possuam, não vai acabar com o problema, mas ao menos irá amenizar os impactos que tais problemas trazem a cidade finalizou Leonardo.
Com a aprovação do Conselho, o programa agora entra na fase de regulamentação e contará com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação que possui famílias cadastradas, bem como com os órgãos que integram o Comdema.
Durante a reunião do Comdema também foi discutida e aprovada a convocação dos representantes do empreendimento que visa se instalar na Praia Grossa para prestar esclarecimentos ao referido conselheiros do Comdema já para a próxima sessão.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema