A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio da Vigilância Epidemiológica, comunica a população que, assim como todos os demais municípios, está com indisponibilidade de algumas vacinas. Os imunológicos fazem parte do calendário do Programa Nacional de Imunização e, de acordo com a lei, são de responsabilidade do Ministério da Saúde a aquisição e distribuição das mesmas. A questão do desabastecimento é nacional, e ocorre devido à indisponibilidade de estoque do próprio Ministério da Saúde.
Dentre as vacinas faltantes estão a Hepatite B (vacina de adulto), Hepatite A (vacina infantil), Pentavalente (previsão de terminar o estoque em fevereiro – vacina infantil), Antirrábica (previsão de terminar o estoque nos próximos dias – vacina para todas as idades), DTPa (vacina de gestante). (Já a Tetraviral, que estava em falta há quase dois meses, foi recebida em pouca quantidade) e BCG e a Dupla Adulto foi normalizado o fornecimento.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, acompanha a indisponibilidade e “Sabemos da importância de todas as vacinas na prevenção da população. Estamos em contato direto com as competências estaduais e federais cobrando para que a solução e o envio dos imunológicos sejam restabelecido o quanto antes”, afirmou Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema