Comunidade aprova criação da Unidade de Conservação Ambiental de Itapema

A criação da Unidade de Conservação Ambiental Refúgio de Vida Silvestre de Itapema foi aprovada por unanimidade em audiência pública na noite de quarta-feira (5), na Câmara de Vereadores do município. O evento contou com a presença do prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, do presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Juaci do Amaral, do vereador representante do Poder Legislativo, Alcionei Tridapalli, e o pró-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Claudio J. Amante, além de alunos da Rede Municipal de Ensino, alunos do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da UFSC, agricultores e a população do município.

Durante a audiência pública foi apresentado o estudo desenvolvido pelo NEAmb, que catalogou a presença de centenas de espécies animais e vegetais, inclusive raras e ameaçadas de extinção, nas matas e no mar de Itapema. O trabalho ajudou a defender a criação da Unidade de Conservação Ambiental, pois evidenciou a rica biodiversidade da área e como ela depende e faz parte do ecossistema local. Em um segundo momento, os presentes puderam manifestar sua opinião e sanar dúvidas quanto à criação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema, direto com a equipe da Prefeitura de Itapema, por meio da FAACI e do NEAamb.

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, ficou feliz com a decisão da comunidade. Para ele, a criação da Unidade de Conservação Ambiental representa uma grande conquista do município para a preservação do meio ambiente local e da qualidade de vida dos moradores que vivem nele. Consolidamos a criação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema com a participação popular, um dos principais eixos de nosso Governo Municipal. Agora devemos disseminar a ideia de preservação e a consciência de que podemos desenvolver a cidade respeitando o ecossistema em que estamos inseridos, explica.

Refúgio de Vida Silvestre de Itapema

Uma Unidade de Conservação Ambiental é um espaço, incluindo o solo, a vegetação, os rios e os animais, com o objetivo de preservar natureza e desenvolvimento sustentável da região. Em Itapema a área planejada é de 2602 hectares.

Mais informações com o presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Juaci do Amaral, pelos telefones (47) 9125-4528 ou (47) 3368-1603 ou pelo e-mail juaci@itapema.sc.gov.br.