Decisão da Companhia Águas de Itapema e Prefeitura visa atender a população e turistas de Porto Belo e Bombinhas. Municípios estão sem água porque não receberam investimentos para reserva de água bruta
A Conasa Águas de Itapema, sensibilizada com a situação precária de falta de água em Porto Belo e Bombinhas, concordou com a abertura do registro da barragem de captação de água bruta por uma semana até que sejam instalados os medidores de vazão tanto na barragem da Conasa quanto na barragem da Casan para aferição precisa da quantidade de litros por segundo que está sendo captada pelas concessionárias. O prazo para instalação vence na próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro.
No dia 31 de julho do ano passado, a Conasa recebeu a outorga para captação de 200 litros de água por segundo para atender Itapema enquanto a Casan foi autorizada a captar 147 litros por segundo para atender Porto Belo e Bombinhas. Os números estão respaldados em dados técnicos em razão da quantidade de moradores e visitantes dos municípios, com base no estudo realizado em 2013 pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.
Para se preparar para a temporada deste verão, a Conasa ampliou a lagoa de reservação de água bruta em 58 milhões de litros, passando de 232 milhões para 290 milhões, o que não aconteceu com o sistema operacional em Porto Belo e Bombinhas, cuja reservação foi ampliada em somente 25 milhões de litros. “Estamos em um período de estiagem e os rios estão com níveis baixos de água. Por isso, estamos captando uma quantidade de litros menor que o definido pela outorga. Itapema não sofreu problemas de desabastecimento justamente porque investimos na reservação e nos preparamos para atender a alta demanda da temporada, diferente do que aconteceu nos municípios vizinhos”, afirma Tiago Ramos Eyng.
A instalação dos medidores vai permitir aferir precisamente qual a vazão de água que entra para cada sistema, garantindo o cumprimento do percentual outorgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina (SDS) a cada concessionária. “Estamos apostando no retorno das chuvas para breve para que a decisão de abertura do registro da barragem nesta semana não comprometa o abastecimento de água em Itapema já que as lagoas estão operando atualmente com 60% da capacidade”, enfatiza Eyng. A conferência dos medidores será realizada pela SDS.
Fonte: Assessoria de Imprensa Conasa