Iniciativa envolve projetos para diagnóstico e monitoramento ambiental da bacia hidrográfica do Rio Perequê e Enseada de Porto Belo.
O presidente da Conasa (Companhia Nacional de Saneamento) Mário Marcondes Neto e o reitor da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) Mário César dos Santos, assinaram na manhã desta sexta-feira (14) termo de parceria entre a empresa e a instituição para a realização do Projeto Diagnóstico e Monitoramento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Perequê e da Enseada de Porto Belo.
O evento, realizado na sede da Conasa Águas de Itapema, contou com a presença de representantes de associações de moradores, vereadores, Observatório Social, CTTMAR (Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar) e ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), além de professores da Univali e imprensa. O projeto será realizado no período de um ano envolvendo professores e acadêmicos da Univali para um programa de educação ambiental junto aos moradores.
Esta é a primeira etapa de um projeto piloto para um planejamento da utilização dos recursos hídricos pela população e conscientização em torno da sua preservação. A bacia hidrográfica do Rio Perequê atende a mais dois municípios além de Itapema, que são Porto Belo e Bombinhas. É preciso estabelecer um trabalho que integre toda esta comunidade. Todos que usam o sistema precisam se envolver na sua preservação. Hoje, 40% da população da Terra vive sob a situação de stress hídrico. No Brasil, menos da metade dos seus 5.565 municípios, tem abastecimento considerado satisfatório. A outra metade, para não arriscar ficar sem água nos próximos três anos, precisa investir na ampliação dos sistemas de captação ou encontrar novos mananciais. A população precisa se conscientizar que a água é um elemento finito, afirmou Mario Marcondes Neto, presidente da Conasa.
O reitor da Univali, Mário César dos Santos, enfatizou que os problemas envolvendo as bacias hidrográficas são recorrentes em várias partes do país. Estes estudos vão possibilitar a disseminação de orientações técnicas que estimulem a sociedade a preservar o meio ambiente. Vamos evoluindo nesta iniciativa para provocar ações de grande envergadura em torno da preservação, destacou.
Subprojetos da parceria
O Projeto contempla quatro subprojetos que vão envolver Diagnóstico e avaliação da água do Rio Perequê e da enseada de Porto Belo; Recadastramento das ligações prediais de esgoto na rede coletora do Município de Itapema; Avaliação das características do lodo proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto em Morretes e potencial de uso; e Programa de Educação Ambiental na Gestão Compartilhada da Águas em Itapema..
Durante a etapa de diagnóstico serão avaliadas, em pontos amostrais, a qualidade da água e influência do Rio Perequê na Enseada de Porto Belo e a comparação da qualidade destes com regiões vizinhas. A parceria prevê ainda a realização do recadastramento das residências, por meio de inspeções no local, para identificação da correta ligação às redes de esgoto.
Potencial de uso do lodo
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Morretes tem capacidade de receber elevadas taxas de carregamento orgânico em um reator UASB, gerando menos lodo que os processos aeróbicos. O Projeto pretende potencializar a utilização do lodo como alternativa para o destino adequado do resíduo. Queremos analisar o potencial de uso do lodo gerado no final dos tratamentos de esgoto e da água, avaliando a viabilidade de utilização na agricultura ou ainda na produção de energia, afirma Camila Burigo, professora na Univali e coordenadora do Projeto.
A parceria da Conasa com a Univali prevê ainda a realização pesquisas e ações que possam fortalecer um sistema integrado e participativo de monitoramento e gestão, compartilhada com os recursos hídricos existentes na região de Itapema. Consideramos as águas não apenas como um recurso hídrico a ser explorado, mas sim como um rico patrimônio natural e cultural a ser cuidado com muita responsabilidade e sabedoria por todos seus usuários, salientou Camila Burigo.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
CRCOM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL