Os professores das turmas de Pré e de 1 Ano da Rede Municipal de Ensino estão planejando, juntamente com a Fonoaudióloga da Secretaria de Educação, Joarita Nazaro Dauwe, atividades de Consciência Fonológica. O planejamento também contempla atividades lúdicas diárias que estimulam a audição e a linguagem.
Pesquisas recentes demonstram que a maioria das crianças com dificuldades na aquisição e no desenvolvimento da leitura e da escrita apresentam alteração da consciência fonológica. Sendo assim, quanto melhor a habilidade do cérebro em processar os sons e sua capacidade de brincar com as palavras, mais sucesso a criança terá no processo de alfabetização.
O trabalho baseia-se na obra Consciência Fonológica em Crianças Pequenas, de Marylyn J. Adams, que propõem atividades coletivas para serem realizadas com as crianças em sala de aula. “A criatividade é o ponto forte dos nossos professores, nos nossos encontros de planejamento é possível verificar que eles idealizam atividades dinâmicas e divertidas que promovem o desenvolvimento integral dos seus alunos”, relata a fonoaudióloga Joarita Nazaro Dauwe.
O que é a consciência fonológica?
A consciência fonológica está relacionada à compreensão por parte da criança de que a língua portuguesa é composta por segmentos (palavras, sílabas e fonemas) e que estes são representados pelas letras do alfabeto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema