Agentes de Combate a Endemias seguem orientando a comunidade.
Cada vez mais casos de Dengue são noticiados nos jornais e aparecem nas televisões. Para mudar essa realidade que vem atingindo diversas cidades, inclusive em Santa Catarina, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapema mantém o alerta e segue orientando toda a comunidade sobre os perigos da doença, bem como os cuidados para espantar o mosquito Aedes aegypti.
Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizam diariamente fiscalizações em todas as residências dentro das áreas delimitadas pela Secretária Municipal de Saúde onde já foram identificados focos do mosquito Aedes aegypti. A medida é para eliminar todos os possíveis criadouros como prevenção, orientando os moradores e comerciantes e distribuindo materiais educativos para relembrarem constantemente como agir contra o mosquito. Mesmo com toda a orientação, o trabalho desses profissionais só é completo com o apoio da comunidade.
A Coordenadora do Programa de Controle a Dengue (PCD), reforça que a população deve ter consciência dos perigos da doença e precisa agir o quanto antes. “Recipientes que possam acumular água parada como potinhos de plantas e embalagens em geral devem ser eliminados, caixas d’água não devem ficar abertas, piscinas devem estar sempre com o cloro em dia: tanto no verão, como no inverno. Ralos que acumulam água também devem ser protegidos com tela. Já os pneus precisam ser guardados em locais secos e cobertos. Outro detalhe muito importante é o cuidado básico com o lixo”, relembrou Jaqueline Ferreira.
A Coordenadora também alerta sobre os locais onde não há riscos da proliferação do mosquito. “Água acumulada em bueiros, meios-fios, valas e poças d’água não oferecem risco de Dengue. O mosquito não deposita ovos diretamente na terra ou na água, nem em locais ensolarados ou com barulho e movimento de carros”, explicou Jaqueline Ferreira.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica está a disposição de toda a população para mais informações sobre o controle ao mosquito Aedes aegypti, bem como denúncias pela comunidade. Caso precise, entre em contato pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema