A Phacz Empreendimentos transplantou a árvore do local que vai abrigar empreendimento Vibra Phacz Home para uma praça que está construíndo e doará ao Município
Uma figueira branca, com idade aproximada de 30 anos e 8,10 metros de altura, passou por um processo de replantio na última semana em Balneário Perequê. A árvore da espécie Ficus Cestrifolia, pesando cerca de 3 toneladas, foi movida por cerca de 2,9 quilômetros. Foi retirada do terreno onde será edificado o empreendimento Vibra Phacz Home, pela construtora e incorporadora Phacz Empreendimentos, e transplantada em uma área onde será construída uma praça pela Phacz e entregue ao poder público.
A retirada e replantio da figueira ocorreu na quinta-feira (21), mas todo o processo teve início bem antes disso. O especialista em manejo arbóreo Adriano Francisco Gavasso, explica que os trabalhos preliminares envolveram a avaliação criteriosa da saúde da planta, condições e saúde das raízes, folhas, formações de galhos, e também se a espécie em questão apresenta fungos e parasitas.
“A figueira apresentava muitos problemas, mas procedemos com a limpeza de parasitas, retirada de galhos secos, poda de controle e crescimento”, pontua Adriano. Os trabalhos também envolveram a preparação do solo para o plantio no novo espaço e todos os trabalhos foram acompanhados por uma equipe de biólogos e engenheiros, que também farão o acompanhamento por, pelo menos, os próximos 12 meses, para que a árvore tenha uma boa adaptação. Todo o processo foi custeado pela Phacz, que reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.
O sócio fundador e presidente da construtora e incorporadora, Ari Cesar Z. Zanon, explica que desde que obteve sua primeira pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a Phacz Empreendimentos vem demonstrando a preocupação com a sustentabilidade ambiental. “Em vez de cortá-la, estamos transportando essa figueira, que é uma espécie nativa do Sul do Brasil, para uma nova praça que está sendo ofertada pela Phacz ao município de Porto Belo. O espaço será usufruído por moradores e turistas, e a figueira entra nesse contexto”, afirma.
Cesar destaca ainda algumas das ações de sustentabilidade da construtora e incorporadora, que vão da captação de água para aproveitamento nas áreas comuns e eficiência energética à preocupação com o entorno dos seus empreendimentos, com investimentos em muita vegetação nativa, como forma de integração dos espaços internos e externos.
“Fomos a primeira construtora de Santa Catarina a obter essa pré-certificação internacional em um edifício residencial, exatamente por termos ingressado no mercado, há cerca de 17 anos, demonstrando preocupação com a sustentabilidade e empregando nos nossos empreendimentos recursos que minimizem os impactos ambientais e auxiliam na preservação ambiental. Pretendemos investir cada vez mais em preservação ambiental”, arremata Cesar.
Preocupação com o social
A Phacz Empreendimento também foi a primeira incorporadora da região a transformar as áreas de permuta, nas quais futuramente serão edificados empreendimentos da marca, em praças. Além de toda a infraestrutura de lazer criada nessas áreas, distribuídas em vários pontos da cidade, a empresa desenvolve ações específicas nesses locais, a fim de garantir entretenimento para os moradores e visitantes de Porto Belo.
Toda a programação das praças para as crianças desenvolvidas pela Phacz podem ser conferidas nas redes sociais da empresa.
Crédito das fotos: Adriano Gavasso/Divulgação