O Programa de Controle da Dengue em Itapema segue com as atividades intensificadas em toda a cidade. Diariamente os Agentes de Combate a Endemias (ACE) visitam as armadilhas colocadas em pontos estratégicos da cidade, distribuídas por todo o município de 300 em 300 metros, pois é o raio de vôo do mosquito, para verificarem a incidência do mosquito transmissor Aedes aegypti.
Desde o início do ano foram identificados 277 focos do mosquito e o trabalho foi intensificado nas duas áreas em estado de infestação, nos bairros Centro e Meia Praia. Nas demais localidades, as equipes continuam com as atividades de vigilância nas armadilhas e pontos estratégicos.
“Todos os dias realizamos também ações baseadas nas denúncias, feitas pela comunidade, para verificar e eliminar possíveis criadouros. Pedimos que as pessoas sejam conscientes, principalmente nessa época em que muita gente sai de férias”, afirmou a Agente de Combate a Endemias, Aline Rodrigues de Melo.
O cuidado deve ser cada vez mais intenso, pois o Aedes aegypti também transmite chikungunya e a febre Zika. E para combater as três doenças é preciso uma única ação, eliminar os criadouros do mosquito.
“Somos um município com histórico de focos do mosquito desde 2012 e transmissão viral autóctone, em maior quantidade, este ano. A eliminação de criadouros é a única chance que temos de controlar a dispersão do vetor, que cada um faça a sua parte, que receba as orientações dos agentes e faça as adequações necessárias. Precisamos também estar atentos aos criadouros não oferecem risco, como valas, bueiros, poças e banhados. O mosquito não deposita os ovos nesses locais direto na água ou na terra, além de haver os predadores naturais: como sapos, libélulas, rãs, entre outros”, explicou a Coordenadora do Programa Controle da Dengue de Itapema, Jaqueline Ferreira.
Saiba como denunciar
Quem desejar mais informações sobre o controle a Dengue em Itapema, pode entrar em contato pelo telefone (47) 3267 1530 de segunda a sexta feira das 8h às 12h e das 13h às 15h ou mandar e-mail para dengue@itapema.sc.gov.br. Já as denúncias podem ser feitas no site da Prefeitura, no link Ouvidoria, com o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema