No último ano, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) de Itapema aumentou sua equipe técnica, o que otimizou o atendimento e permitiu que mais famílias fossem acompanhadas, com uma média de126 novos casos atendidos. Agora, a equipe conta com assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais.
O CREAS atende pessoas que tiveram seus direitos violados por decorrência de violência, seja física, psicológica ou sexual, e também vítimas de negligência, abandono, tráfico de pessoas, trabalho infantil, discriminação, situação de rua ou mendicância e afastamento familiar por medidas preventivas ou socioeducativas. Pessoas de todas as idades têm atendimento e fazem acompanhamento familiar, recebendo apoio psicossocial e jurídico à essas pessoas e promovendo o acompanhamento individualizado.
O CREAS não atua sozinho, além do apoio dado às pessoas atendidas, ele também mantém contado com uma Rede de Proteção municipal que oferece atendimento diferenciado ao quem é acompanhado pelo serviço. “Muitas vezes, a criança que sofreu alguma violência e está sendo acompanhada aqui é a mesma criança que tem dificuldades na escola e precisa de um tratamento diferenciado. As famílias que passam pelo CREAS, às vezes, precisam de determinado tratamento especial oferecido pela Secretaria de Saúde. O acompanhamento começa, mas não termina aqui”, explica a Coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social, Marcela Oswald da Rosa.
“Há alguns anos atrás, existia uma demanda reprimida muito grande de atendimentos nos CREAS. Com o investimento do Governo Municipal em profissionais qualificados, mais pessoas passaram a ser atendidas e com qualidade. É nossa preocupação o bem-estar das pessoas e é muito importante o investimento para que esses serviços possam atender cada vez mais e melhor a população”, afirma a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema