Culturando valoriza história de Itapema

Culturando valoriza história de Itapema

O Grupo de Práticas Corporais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Morretes, participou do projeto Culturando oferecido pela Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI). O grupo composto por adultos e pessoas da melhor idade visitou vários pontos que compõem o Roteiro Turístico Cultural do município.

A primeira parada do passeio foi no bairro Sertão do Trombudo, no Engenho de Farinha do “seu Dato”. Lá a forma de produzir a farinha de mandioca e boa parte dos mecanismos continuam os mesmos da época em que foi construído há quase 100 anos. Esse é um dos poucos engenhos que ainda funcionam na região.

Em seguida, a visita foi na Capela São João Batista, construção dos anos 1940 e passaram em frente ao Recanto do Gurapuvú. Saindo do Sertão, o grupo ainda visitou o Trapiche dos Pescadores, no bairro Canto da Praia, localidade onde começou a colonização de Itapema.

Juraci Martins participou do Culturando e afirma ter ficado encantada com o passeio. “Foi mágico, os lugares são lindos. Eu não conhecia alguns locais que visitamos e acredito que todo o grupo também se encantou. Espero que possamos fazer mais passeios como esse por outros lugares da nossa cidade” afirma Juraci.

Para a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes, o projeto Culturando resgata traços importantes da cultura local. “É muito importante proporcionar momentos como este, em que as pessoas podem conhecer um pouco mais da história e tradição de Itapema”, explicou a Gisele Mafra Mendes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema