O Departamento de Defesa Civil de Itapema elaborou um Plano de Ação para atender a comunidade. A medida está baseada nas previsões meteorológicas dos próximos meses, que prevê chuvas além da média, risco de enchentes e a possibilidade do clima ser afetado por El Niño.
Segundo o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta (Cabo Motta) o Plano de Ação é preventivo. “A previsão meteorológica pode não se concretizar, mesmo teremos um grupo de pessoas e um cronograma a ser seguido, para atender a comunidade em situações de emergência. O chamado Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) conta com apoio de todas as secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conasa e Celesc”, explicou Motta.
Na tarde da última quinta-feira (03/09), o Prefeito Rodrigo Bolinha recebeu os representantes para a primeira reunião do grupo. “A Defesa Civil foi totalmente estrutura, com equipe, veículo próprio e materiais de trabalho adequado. Também garantimos a instalação de pluviômetros para auxiliar no trabalho preventivo. Realizamos a recuperação hídrica dos rios Fabrício e Bela Cruz, com utilização da draga de sucção, um fato inédito em Itapema. Com esse Plano de Ação vamos trabalhar de forma preventiva e garantindo a resposta imediata em caso de emergência”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
O trabalho já começou
A Defesa Civil intensificou as ações de limpeza e desassoreamento dos rios em Itapema. O trabalho conta com apoio das equipes da Secretaria de Obras e Transportes e busca garantir o escoamento das águas.
Outra ação da Defesa Civil é o cadastramento das pessoas que moram em locais considerados de risco. A equipe tem visitado as casas e levantado as principais características dos moradores, como o número de residentes, idade e possíveis acamados. Este dados ajudarão no atendimento rápido em caso de emergência.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema