O Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta participou da reunião do colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI CODEC. O encontro, que acontece mensalmente, foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade de Ilhota.
A apresentação dos principais problemas vivenciados na área e o debate sobre as formas de prevenção da Defesa Civil no município sede, como também capacitações para o segundo semestre foram os principais assuntos em pauta.
A coordenadora de Defesa Civil de Ilhota, Tatiana Reichert mostrou um vídeo sobre as enchentes de 2008 e destacou que as atuais dificuldades presentes na área, ainda são consequências daquela tragédia. Ela apresentou o mapeamento de locais de risco, salientando o Complexo do Baú como principal problema, pois é o mais propício a alagamentos e deslizamentos.
Os membros do colegiado sugeriram que pluviômetros simples, feitos de plástico sejam implantados, de forma provisória para poder verificar quando o local está sujeito a riscos.
Para a equipe da Defesa Civil de Itapema, a atividade permitiu a troca de informações e conhecimento de outras vivências. Sabemos das dificuldades que toda a região enfrentou nas chuvas de 2008 e como aprendemos com essas situações. Participar das reuniões contribui muito com o planejamento do nosso trabalho, já que temos exemplos de diferentes gerenciamentos das ações de emergência, afirmou Cabo Motta.
Como ações do CODEC para o segundo semestre, será realizada uma capacitação sobre o Sistema de Cadastro – S2ID, e ainda pretende-se realizar oficinas que abordem a Instrução Normativa e Legislação, e também Produtos Perigosos.
Com informações da Assessoria de Imprensa da AMFRI
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema