Gincana promove diversão e aprendizado aos estudantes dos quintos e nonos anos
A cada nova pergunta um estímulo para relembrar e aperfeiçoar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A primeira edição do Desafio Prova Brasil, do Sistema Positivo, foi marcada pelo entretenimento e o aprendizado. O momento especial foi realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de Itapema e reuniu os alunos dos quintos e nonos anos em uma competição especial na Rede Municipal de Ensino.
Com questões das áreas de matemática, português e ciências, a gincana é preparatória para a Prova Brasil que será aplicada aos estudantes no mês de Outubro. Os questionamentos feitos no Desafio Prova Brasil seguem o mesmo nível dos conteúdos já desenvolvidos pelo Livro Didático Integrado nas salas de aula. Para dar as respostas, os alunos também precisavam interpretar e articular os questionamentos com as situações do cotidiano, explicou Coordenador Pedagógico do Sistema Positivo, Marcio Willyans Ribeiro.
Segundo a Diretora de Ensino da Secretária Municipal de Educação, com os resultados do Desafio Prova Brasil será possível aprimorar o trabalho desenvolvido pelos professores. Vamos identificar em quais áreas será necessário investir mais em formação e capacitação dos professores, afirmou Adriana Vieira Mafra.
O Desafio Prova Brasil também proporcionou a interação entre as escolas. Os estudantes foram divididos nas equipes azul, verde e amarela com a participação de representantes de diferentes escolas. Gabriella Olinger de Souza, aluna do nono ano da Escola Educar integrava a equipe azul e ajudava sua equipe, repassando informações aos representantes do time É muito divertido. Relembrei coisas que já tinha estudado, aprendi outras e outras que tenho certeza que não vou esquecer jamais disso aqui! É muito legal poder aprender brincando, além de fazer novas amizades, afirmou a estudante.
A atividade seguiu durante toda a terça feira (13/08) reforçando o conteúdo do Livro Integrado, que reúne todas as lições aplicadas em sala de aula. “Além de reforçar o conteúdo, queremos desenvolver também o respeito ao próximo e a capacidade de interação e socialização, destacou a Diretora dos Anos Finais, Letícia Lópes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema