Novas ações preventivas recuperam a correnteza dos rios garantindo a vazão e o correto destino das águas.
Córregos e valas do Bairro Ilhota estão recebendo ações pontuais de desassoreamento. Em destaque, o Rio Mata Camboriú onde a força tarefa atua na retirada do excesso de vegetação das margens e dos dejetos que impedem o adequado escoamento da água. As frentes de trabalho da Secretaria de Obras e Transportes integram o Programa de Recuperação e Manutenção da Infraestrutura nos Bairros.
O objetivo de ações é a prevenção na época em que são marcadas por altas temperaturas na cidade e chuvas intensas. As equipes atuam em conjunto com a Defesa Civil mantendo atenção na previsão do tempo e nos pontos que necessitam obra de desassoreamento e limpeza de rios, valas e córregos espalhados pelos bairros.
Segundo o Secretário de Obras e Transportes, Carlos Eduardo Vieira (Preto Vieira), as iniciativas preventivas estão entre as prioridades. “Estamos atentos ao calor excessivo e os altos índices de chuva. Dessa maneira, atuamos com máquinas de grande porte nas margens dos rios, como também com máquinas de pequeno porte dentro de córregos. Ações com melhorias imediatas”, explicou Preto Vieira.
Dragagem especial e a recuperação hídrica de rios
O bairro Ilhota se soma a outros quatro contemplados com as obras de recuperação hídrica. O Casa Branca, Várzea, Tabuleiro e Centro receberam a dragagem inédita dos Rios Bela Cruz e Fabrício. Uma máquina permaneceu por dois meses nas águas dos dois rios, garantindo o aumento da capacidade de limpeza e na preservação do ecossistema que se mantém até hoje. A ação ultrapassou 1800 metros de extensão e mais de 600 caminhões com cargas de areia foram retirados.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema