A manhã da terça-feira (02/02) foi marcada pela religiosidade no Canto da Praia. A missa em celebração ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes reuniu pescadores, turistas e moradores de várias partes do município para homenagear a protetora dos trabalhadores do mar. A festa de Nossa Senhora, além de uma manifestação religiosa, é um traço importante da cultura itapemense.
Depois da missa, os devotos puderam participar da procissão marítima. Os barcos enfeitados de azul e branco passaram pela Orla do Centro de Itapema e voltaram ao local da festa enquanto as pessoas que ficaram em terra rezaram, cantaram e soltaram foguetes.
Durante a homilia, o Padre Leandro de Souza, da Paróquia Santo Antônio, lembrou como muitas vezes a fé em Maria é o suporte para os pescadores quando estão embarcados. “Inúmeras vezes esses homens foram para o mar e deixaram suas famílias preocupadas. A fé na proteção de Nossa Senhora dos Navegantes confortou aqueles que estavam em casa esperando e foi proteção nos momentos de dificuldade nos barcos”, disse Pe. Leandro.
Entre os que já recorreram à proteção da Senhora do Mar está Lorival Bitencourt, o Loro. Ele trabalhou como pescador por 25 anos e foi um dos homens que ajudou a carregar o andor com a imagem da santa. “Eu ia pro mar desde muito jovem e muitas vezes vinham tempestades muito fortes, mesmo. Nesses momentos nos recorríamos a Nossa Senhora, que sempre nos atendeu.” conta Loro. Ele conta também que quando criança costumava participar dos festejos do dia 02 de fevereiro com seus pais e que a comemoração faz parte da tradição local.
A festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma realização da Paróquia Santo Antônio, com apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMCI). “Nós queremos valorizar a cultura da nossa cidade e também apresentá-la aos visitantes. Essa festa, assim como a pesca artesanal, faz parte de Itapema e queremos incentivá-la ainda mais”, afirma a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.
O Prefeito Rodrigo Bolinha assistiu a missa e participou da procissão marítima acompanhado pela primeira-dama, Josiane Silva. “Aqui no Canto da Praia foi onde nasceu Itapema. Temos orgulho em apoiar uma festa familiar que reúne moradores e turistas. É muito importante resgatarmos nossa cultura e mantermos a tradição dessa comunidade açoriana”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
Apresentações culturais
A programação da Festa de Nossa Senhora de Navegantes seguiu ainda durante a tarde de terça-feira (02/01). Apresentações culturais movimentaram o Canto da Praia e alegraram o feriado de moradores e turistas.
As apresentações iniciaram com o argentino Carlos Soza. Eles encantaram a todos com músicas e danças típicas, arrancando aplausos e até passos de dança da plateia. Em seguida, os fieis aproveitaram a calmaria e inspiração do lugar para rezarem o terço.
O Grupo de Terno de Reis Nova Geração também participou da festa. Eles cantaram as músicas típicas da data e agradeceram as bênçãos recebidas. O grupo Boi de Mamão Raiz da Terra encerrou as apresentações da tarde com muito bom humor nos versos do Silvio e nas brincadeiras com as crianças. A Banda Municipal conduziu o cortejo que levou a Santa de volta a Paróquia Santo Antônio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema