A quarta-feira (25/05) foi de muito incentivo a atividade física e a vida saudável em Itapema. A programação do Dia do Desafio colocou todos para se mexer por pelo menos 15 minutos consecutivos. A competição mundial tem o objetivo de quebrar a rotina sedentária e estimular a prática de exercícios físicos. Este ano a cidade concorrente foi o município Campechuela, de Cuba.
A Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) esteve na direção da programação do evento, mas várias secretarias também aderiram a proposta. Integrantes das escolinhas esportivas, pacientes do CERES, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estudantes
das Escolas e Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI), participantes das oficinas culturais, idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), usuários do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), e entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
“Agradecemos a todos que tiraram 15 minutos para se exercitar. A participação foi muito boa e além da nossa expectativa. Funcionários públicos, pacientes, estudantes, além de empresas e a comunidade geral participaram da ação mundial. Agora vamos esperar a contagem oficial da outra cidade para ver quem venceu a disputa”, afirmou a Superintendente de FMCI, Gisele Mafra Mendes.
Como registrar participação?
Todos os setores que realizaram as atividades podem encaminhar as fotografias da ação e o número total de pessoas que participaram para o email: camilaoliveira@itapena.sc.gov.br ou através do Whatsapp para o número: (47) 92213803.
Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema