Dia Mundial da Saúde será com atividades especiais em Itapema

Dia Mundial da Saúde será com atividades especiais em Itapema

Desde o ano de 1948, no dia 7 de abril é comemorado o dia mundial da saúde. Esta data foi criada para alertar a população sobre os problemas de saúde pública, e alertar para a promoção dela. Em Itapema, a Secretaria de Saúde vai lembrar o dia com diversas atividades especiais em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na UBS Ilhota será feito uma caminhada pelo bairro. Os ACS e alguns servidores da unidade, irão acompanhar os usuários que serão convidados. O tema da caminhada é “Vida Saudável”. Já no bairro Morretes, a UBS irá promover uma sala de espera alertando para a promoção da saúde. A equipe da unidade vai conversar com os pacientes sobre atividades físicas, prevenção de doenças contagiosas, drogas entre outras. Na sequência será ofertado frutas aos pacientes alertado para a importância do consumo para a saúde.

Já a UBS do Sertãozinho realizará uma caminhada em direção a Academia Popular da Praia Central orientada por profissionais. Além disso, a unidade também fará atividade interativas, sobre alimentação saudável, alimentos amigos do coração com participação de toda equipe e demonstração dos alimentos amigos e funcionais.

A Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com as profissionais da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UNIVALI (R1 e R2) vão realizar sala de espera nas UBS contempladas pelo NASF e no Centro de Referência Especializado (CERES), sobre o tema “O que é vida saudável?” com o objetivo de mostrar à população que saúde não é apenas ausência de doenças e que vários fatores influenciam o bem estar. Além dessas atividades, o NASF também realiza durante a semana diversos grupos com roda de conversas sobre os mais variados temas, fazendo parte da programação festiva.

A Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoa de Jesus, comenta sobre as ações. “O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou Elaine Cristina Pessoa de Jesus.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema