Neste dia 31 de Maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data tem o objetivo de alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. Em Itapema, as residentes multiprofissionais em Saúde da Família Thaís Barcelos e Gisele Lautert em atuação no Grupo de Tratamento ao Tabagismo realizaram um encontro na última segunda-feira (30/05) para lembrar a data.
Durante o evento, as profissionais da saúde que comandam o Grupo de Tratamento ao Tabagismo da Secretaria de Saúde de Itapema, psicólogas Karine Willrich Soares e Claúdia Maria Petri falaram sobre como funciona o grupo desde 2009. Para complementar a tarde a cirurgiã dentista Giovana Dal Pupo falou sobre as complicações e implicações do tabaco na saúde bucal.
Outro momento que marcou o evento foram os depoimentos dos ex-tabagistas que ao longo dos oito anos do grupo conseguiram parar de fumar. Foram diversas histórias, emocionantes da luta contra o tabaco. Cada um trouxe as experiências a seu modo, mas todos trouxeram em comum a luta e superação.
Ana Cristina Schebella, 47, parou de fuma há 3 anos e 10 meses, com ajuda do grupo de apoio oferecido pela Secretaria de Saúde. “Todo o processo que vivenciei no grupo, foi essencial para eu seguir em frente nessa luta. Parar de fumar não é nada fácil, é muito sofrido, sozinho é praticamente impossível conseguir. Por isso todo o apoio dos profissionais, os acompanhamentos da psicóloga, nutricionista e médicos são muito importantes. Fiquei muito feliz em poder participar do evento e contar minhas experiências. Em conjunto é muito mais fácil para superar as dificuldades nesse processo”, contou Ana.
A ideia também foi aproximar os profissionais da Rede de Atenção Básica e Especializada em prol da comunidade, favorecendo a possibilidade de criação de mais grupos como esses. “Quero parabenizar a toda equipe pela realização deste belo evento. O trabalho desenvolvido no Grupo de Tratamento ao Tabagismo é muito importante e acumula muitos resultados positivos”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema