O cuidado com a natureza e a reciclagem correta do lixo foram temas de uma atividade especial, desenvolvida com os estudantes do sexto ano da Escola Bento Elói Garcia. O objetivo foi estimular os alunos para práticas de conservação do meio ambiente, tornando-os agentes da proteção do solo e das águas.
Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o trajeto de descarte do lixo, desde o recolhimento nas lixeiras até a destinação no aterro sanitário, além da necessidade de separar o lixo orgânico e do reciclável. Em seguida, eles realizaram uma visita até as instalações da Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis de Itapema (Cooperitapema) e perceberam a importância da coleta seletiva e da reutilização de materiais para o equilíbrio do ecossistema.
Na minha casa já fizemos a separação correta dos lixos. Mas hoje aprendi outros cuidados que podem fazer a diferença, como o chiclete, que pode levar até cinco anos para se decompor, contou a estudante Giovana Fernandes que se comprometeu em não descartar o chiclete em qualquer lugar.
As ações de educação ambiental com estudantes da Escola Bento Elói Garcia também contaram com uma palestra que faz parte do Programa Socioambiental realizado pelas empresas que desenvolvem as obras da Macrodrenagem. Este é um momento em que podemos explicar aos alunos os objetivos e os benefícios dessa obra. O encontro com as crianças também serve de alerta para a necessidade da contribuição de todos em práticas simples de preservação ambiental. Uma das principais causas dos alagamentos são os lixos que entopem as bocas de lobo e não permitem que as águas escoem normalmente. Além das adequações em infraestrutura, que já estão sendo feitas em nossa cidade através da Macrodrenagem, também é necessário que a comunidade contribua prevenindo os alagamentos, explicou a Assistente Social, Izolete Righetto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema