A equipe do Programa de Controle a Dengue (PCD) segue com todas as forças para evitar que o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, não se prolifere no município. Com a chegada das baixas temperaturas, as ações agora voltam-se para a prevenção e a participação da população é fundamental.
A responsável pelo Programa de Controle a Dengue (PCD), Jaqueline Ferreira, reforça que a prevenção é a única arma contra a Dengue. “Agora é o momento de trabalhar ainda mais, tanto a equipe, que segue nas ruas todos os dias, como a população, precisam se unir e buscar eliminar qualquer tipo de criadouro para o mosquito, para que assim a cidade esteja livre da Dengue nas próximas estações”, disse Jaqueline Ferreira.
A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, acrescentou que a equipe também estendeu seu horário para buscar resultados e garantir ainda mais números positivos. “Estamos trabalhando agora todos os dias até às 19h, além de alguns sábados também. Com mais este esforço, conseguimos monitorar um número maior de casas e orientar ainda mais pessoas, consequentemente eliminando mais criadouros”, disse a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, ressalta que todos os bairros recebem as ações, mas que Meia Praia e Centro são mais trabalhados pelo fato de terem áreas com maior risco de foco. “Nesses bairros a população é muito grande e a passagem de turistas também é frequente. O grande número de casas fechadas e de número de criadouros que ficam de uma temporada para outra também são alguns motivos pelo qual é necessário atuar nesses locais com mais intensidade. Ainda assim, estamos sempre alertando os moradores de todo o município, realizando ações, orientando, buscando de todas as formas transmitir o conhecimento dos profissionais para manter o mosquito da Dengue longe de Itapema”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema