Menos de um mês após o lançamento do projeto piloto da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) em Itapema e 40 empresas já participam da iniciativa no município. Em 21 dias, o sistema nomeado Itanot@ já emitiu 269 notas fiscais eletrônicas. A ferramenta online, oferecida pela Prefeitura de Itapema, é voltada para prestadores de serviços, que poderão retirar o documento de forma digital, através do portal de serviços no endereço http://www.itapema.sc.gov.br/servicos.
O secretário de Finanças, Eduardo Schuster Bueno, está contente com a crescente adesão das empresas. Ele lembra que a partir de 1 de janeiro de 2012 a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica para empresas prestadoras de serviço com arrecadação anual acima de R$ 60 mil será obrigatória em Itapema. Aquelas empresas que se anteciparem participando do projeto piloto poderão, com antecedência, tirar suas dúvidas e efetuar sugestões para o melhoramento da prestação de serviços por parte do Município. Isso evitará transtornos para a emissão da referida nota quando se tornar compulsória a emissão. Quanto mais empresas adiantarem a adesão, melhor, completa.
O fiscal de Tributos de Itapema, Reinaldo Santos, que é o fiscal encarregado pelo sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, pede aos Contadores que conheçam e utilizarem o Itanot@ para escritórios que atendem, pois isso ajudará a mostrar aos Contribuintes as vantagens do sistema. É simples, pois os contribuintes que utilizarem o Itanot@ não precisarão mais gastar com bloco de nota, já que o sistema é gratuito e, além de tudo, online sem a necessidade de emissão de papel, detalha.
Como funciona a nota fiscal eletrônica?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de natureza digital, processado em rede de computadores e armazenado em base de dados informatizada sob a responsabilidade do Governo Municipal. Ela está identificada pelo nome Itanot@, obedecendo ao modelo instituído pela Secretaria de Finanças de Itapema. Para solicitar acesso ao sistema é necessário possuir um cadastro na Central de Usuários. Além disso, também é preciso ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
A Secretaria de Finanças de Itapema lançou também a cartilha Tributos em Dia, para auxiliar os usuários do sistema Itanot@. Na publicação estão todos os passos e detalhes para o bom uso da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, além das perguntas e respostas mais decorrentes quanto à administração da mesma. A cartilha será distribuída a cada um dos participantes do projeto piloto da Itanot@ e também estará disponível no endereço http://www.itapema.sc.gov.br/tributosemdia.
Mais informações na Central de Atendimento da Secretaria de Finanças, pelo telefone (47) 3268-8054 ou (47) 3268-8059, ou ainda pelo e-mail iss@itapema.sc.gov.br.