Uma operação, que dura mais de três dias, busca controlar um incêndio que acontece no final da Rua 440, no bairro Morretes. A ação realizada pela Defesa Civil de Itapema conta com o apoio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Corpo de Bombeiros, concessionária de água do município e Secretaria de Obras e Transportes.
Devido a profundidade do terreno e as condições do local, as labaredas acabaram atingindo a turfa (matéria esponjosa formada por restos de vegetais em decomposição) que fica em baixo da terra, e o fogo se alastrou por uma grande área. “Além do isolamento do terreno atingido, também foi preciso revirar a terra e criar valas. Agora estamos trabalhando para inundar toda a área e assim as águas penetrarem no solo”, explicou o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moises Cesar Filho Motta (Cabo Motta).
A origem do fogo esta sendo investigada e homens trabalham intensamente para a solução definitiva do incêndio que acontece um uma propriedade particular. Motta ressaltou ainda que a fumaça é densa, tem cheiro forte e pode provocar desconforto respiratórios, por isso o trabalho intenso para garantir o bem estar de todos.
Orientações à saúde
Segundo a Dra. Fernanda Custódio, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Meia Praia I, caso a pessoa inale a fumaça, é recomendável que se lave as vias aéreas com soro fisiológico, além de deixar a casa bem ventilada. “Quem tem bronquite e asma deve ficar atento. Em caso de tosse, secreção no nariz, falta de ar ou dor no peito, deve procurar uma UBS mais próxima”, explicou Fernanda Custódio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema