Estudantes se tornam aliados no Controle a Dengue

Estudantes se tornam aliados no Controle a Dengue

A equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Itapema desenvolveu um projeto de intervenção nas escolas abordando o tema da Dengue. Ao todo foram mais de 300 alunos participantes, desde turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Foram utilizadas diferentes metodologias de acordo com a idade dos alunos, que demonstraram interesse no tema abordado e mostraram-se participativos no processo.

A Residência tem como proposta a atuação em setores da gestão do município para conhecer e realizar ações que qualifiquem a assistência na saúde dos usuários. Nos últimos quatro meses, a fisioterapeuta Gisele Lautert, e a professora de educação física Thaís Barcelos, realizaram suas atividades na Vigilância Epidemiológica.

“Notamos que devido ao excesso de trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, havia dificuldade em trabalhar com as escolas, por isso optamos por desenvolver esse projeto, que foi um sucesso”, explicou a fisioterapeuta, Gisele Lautert.

Foram apresentados dados sobre a dengue, o município e as ações de combate. Além disso, os alunos puderam observar larvas e o mosquito na idade adulta no microscópio no laboratório de entomologia da Secretaria de Saúde.

“Nosso objetivo foi fazer das crianças e adolescentes agentes multiplicadores, para que eles passem adiante os conhecimentos adquiridos em nossos encontros”, contou a professora de educação física, Thaís Barcelos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema