A Prefeitura de Itapema começou a oferecer exames de audiometria para seus servidores públicos na terça-feira (20). A ação visa funcionários lotados na Secretaria de Infraestrutura, na Secretaria Turismo e Desenvolvimento Econômico na diretoria de Agricultura, operários braçais, auxiliares de manutenção e conservação, operadores de máquinas leves e pesadas, além de mecânicos e auxiliares de mecânico. Os exames são realizados através de contrato firmado entre o Governo Municipal, por intermédio da Diretoria de Recursos Humanos no setor de Segurança e Medicina Ocupacional, e a empresa CBN Centro Biomédico LTDA ME.
Segundo a diretora de Recursos Humanos, Fabíola Regina Turnes, já é mais que sabido que os efeitos danosos provocados pelo ruído vão muito além das perdas auditivas. Hoje, na literatura especializada, são creditados ao ruído inúmeros distúrbios provocados ao homem, tais como: alterações do aparelho digestivo, alterações cardiovasculares, problemas de ordem sexual e mudança de comportamento social, alterações estas decorrentes do stress causado pela exposição ao ruído, explica.
Para o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, esta ação é mais uma das formas de valorizar o trabalho dos funcionários públicos municipais. Queremos oferecer boas condições de trabalho, para que os servidores possam exercer suas funções em um bom ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que tenham qualidade de vida, completa.
Prevenção é o melhor cuidado
As Perdas Auditivas Induzidas por Ruídos Ocupacionais (PAIR) são irreversíveis, porém é possível a sua prevenção. Segundo a diretora de Recursos Humanos, Fabíola Regina Turnes, é alarmante o número de indivíduos que se expõem a ruídos no trabalho e tem sua audição afetada, por isso a importância dos exames preventivos oferecidos pela Prefeitura de Itapema.
A audiometria consiste na medição da acuidade auditiva das pessoas. A partir deste exame é possível analisar se o paciente apresenta alguma alteração na audição, o grau e o tipo de problema quando houver. O exame deve é feito por fonoaudiólogos ou médicos otorrinolaringologistas.
Dependendo do resultado da audiometria ocupacional, a Prefeitura de Itapema aplicará as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento e eventuais consequências danosas daí advindas. Estas medidas podem ser feitas diretamente na fonte, quando possível, como enclausuramento de motores ou outras fontes de ruído. Além disso, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) podem ser adotados pelos servidores públicos, como protetores auriculares, que tem o objetivo de atenuar a pressão e são oferecidos pela Prefeitura de Itapema.
Mais informações com a diretora de Recursos Humanos, Fabiola Turnes, pelo telefone (47) 3268-8049 ou pelo e-mail fabiola@itapema.sc.gov.br.