Artistas, produtores culturais, artesãos, representantes do poder público e da sociedade participaram do Fórum de Cultura, na noite da última quinta-feira (20/08), na Câmara de Vereadores. O encontro realizado Conselho de Políticas Culturais, Câmara Cultural e Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) teve como tema o Resgate da Identidade Cultural.
Logo na chegada os participantes eram recepcionados com uma exposição de quadros e artigos da cultura açoriana. Em seguida o Grupo Boi de Mamão – Raiz de Terra guiou os participantes em cortejo até o auditório. Versos de improviso feitos pelo verseiro Silvio Valmor Vieira ditaram o ritmo da cantoria. Antes de iniciar o fórum, os participantes também puderam provar algumas comidas típicas como o beiju e o bolo defubá, banana e aipim assado na folha de bananeira.
Cristiani de Jesus foi responsável pela palestra. Ela enfatizou a importância de não se perder a história do povo, respeitando a cultura e preservando o patrimônio material e imaterial. Nossa proposta hoje foi despertar em cada um que é possível reviver e preservar a cultura, salvaguardando todos os traços, seja ele o que tocamos (material) e o que toca a gente (imaterial), afirmou Cristiani de Jesus.
Segundo a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes, o momento foi de reflexão. Nossa identidade cultural precisa ser revivida e preservada. Isto que o fórum proporcionou para todos. Além disso, também podemos relembras muitas conquistas do Governo Municipal como a volta da Fundação, o fortalecimento das oficinas e o resgate de tradições antigas com projetos como o Culturando, explicou a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.
A FMCI aproveitou a participação do público e dos representantes dos vários setores da cultura para realizar a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema