A manhã desta segunda-feira (11/03) foi marcada pela limpeza nos bairros atingidos pelas fortes chuvas do final de semana. Uma força tarefa coordenada pela Defesa Civil do município e Secretaria de Infraestrutura permitiu a limpeza das ruas e recolhimento de objetos descartados após a enxurrada.
Uma central de atendimento foi montada no Centro de Cidadania para cadastrar as famílias atingidas, recolher doações e facilitar o auxilio aos atingidos. Um caminhão da Secretaria de Infraestrutura foi disponibilizado para recolher doações de móveis e alimentos no município. O trabalho é coordenado pela Secretária de Assistência Social. Quem desejar fazer doações de móveis em bom estado pode entrar em contato pelo telefone (47) 3267-1550.
Na noite de domingo (10/03), o Prefeito Rodrigo Bolinha reuniu todos os secretários para manter o estado de alerta e passar novas diretrizes sobre a operação iniciada na sexta-feira (09/03), após a primeira enxurrada. A Defesa Civil apresentou o relatório sobre a situação no município: aproximadamente 200 famílias foram atingidas; foram registrados dois deslizamentos de terra (um na Rua 902 F2, no Bairro Alto São Bento; e outro na Rua 706 A, no bairro Várzea).
Segundo Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), em 48 horas, choveu 200mm em toda a região, média pluviométrica considerada alta. O principal motivo é a baixa pressão atmosférica que ocasionou chuvas torrenciais e localizadas em todo o Litoral Norte de Santa Catarina.
A Prefeitura de Itapema manteve um abrigo preparado para receber os desalojados durante todo o final de semana. Uma equipe de 20 voluntários permaneceu à disposição na Capela Cristo Rei, no Bairro Morretes. O local foi preparado com mantimentos, colchões e cobertores, mas não foi utilizado. Algumas famílias deixaram suas casas, mas preferiram se abrigar em casa de parentes ou amigos.
O Prefeito Rodrigo Bolinha acompanhou de perto a situação das áreas atingidas durante os dias de chuva intensa. Estamos em estado de alerta! Convoquei todos os secretários para participarem de qualquer processo de apoio ou assumindo grupos de trabalho para dar respostas rápidas e eficientes. O que pudemos prevenir no curto tempo de governo nós fizemos e isso foi muito importante. A limpeza de áreas, valas, recolhimento de materiais fez com que as águas pudessem baixar com rapidez e os efeitos dos transtornos foi amenizado. A Defesa Civil do município está sendo estruturada, porque na prática não existia. Também continuamos a monitorar as previsões do tempo e até que estejamos seguros o estado de alerta continua. E todos os que sofreram alguma perda material poderão obter doações organizadas pela Secretaria de Assistência Social, declarou o Prefeito.
A Defesa Civil mantém o alerta de chuvas na região para amanhã (12/03). Pode ocorrer de temporal isolado com ventania, alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis. Sempre que necessitar da Defesa Civil o número de telefone para emergência é (47) 9186-8200.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema