Queima de fogos de Réveillon recorde em Itapema durará 12 minutos, com fogos inovadores e de pouco barulho; fabricação dos instrumentos é mais simples do que parece.
O Réveillon de 2023/2024 em Itapema será marcado por uma atração inédita nos céus da cidade: a queima de fogos terá pirotecnias em diferentes formas, seja de coração, carinha feliz ou estrela. A novidade chama a atenção dos moradores, que se perguntam como as empresas conseguem fazer isso.
Apesar de parecer muito complexo, a explicação é mais simples do que parece. Tudo depende de preparar os formatos – com todo o conhecimento técnico necessário na área – e colocá-los na cápsula que explode no céu.
Segundo o pirotécnico Marcelo Kokote, da empresa Vision Show, responsável pelo show em Itapema, o segredo desses fogos de artifício está na matriz, como é chamada o desenho da figura desejada.
“[A matriz] é desenvolvida por técnicos e engenheiros que fazem, por exemplo, um coração”, explica Marcelo. “A cápsula sobe com o tempo certo e acende. Demora de três a quatro segundos entre o lançamento e a abertura, para assim, expandir no formato da matriz”, complementa.
A explicação é simples, mas a execução deve ficar por conta dos profissionais. De acordo com o pirotécnico, esses fogos de artifício são diferentes daqueles vendidos diretamente aos consumidores, já que precisam de métodos profissionais para executá-los.
Réveillon com fogos diferentes não será exclusivo de Itapema
Itapema não será a primeira do Brasil a receber a novidade. A Vision Show é responsável por grandes espetáculos em todo o País. O Rio de Janeiro, por exemplo, usará esses fogos no famoso Réveillon de Copacabana.
O município do Litoral Norte conceberá uma queima de 12 minutos de duração, de baixo ruído, chamado de “barulho secundário” formando os prometidos desenhos. As seis balsas que carregarão os instrumentos pirotécnicos já estão a postos.
Fotos: macrovector/Freepik / PMBC/reprodução/ND
Fonte: ND+, FABIO TARNAPOLSKY E LUIZ HENRIQUE LERNER,ITAJAÍ