Um incêndio no fim da tarde desta terça-feira destruiu parte do ginásio de esportes Victor José de Carvalho em Itapema. O local estava abandonado pela prefeitura há mais de três anos e, segundo relato de moradores ao Corpo de Bombeiros, vinha sendo usado por usuários de drogas e andarilhos. O município afirmou que estava aguardando uma análise da estrutura para reformar o prédio.
Os bombeiros relataram que o fogo destruiu parte do acesso às quadras esportivas e corredores do local. O ginásio, que fica na Rua 802, no bairro Alto São Bento, começou a pegar fogo por volta das 18h40. Além da parte da frente, as chamas também atingiram alguns enfeites natalinos que estavam guardados.
A suspeita do Corpo de Bombeiros é que o incêndio tenha sido criminoso, pois não há energia elétrica no ginásio e as portas tinham sido arrombadas. A prefeitura relatou que o fogo não causou danos estruturais no prédio de mais de 1 mil metros quadrados.
Ginásio estava desativado há mais de três anos
Único ginásio da cidade até este ano quando foi inaugurado o do bairro Morretes , o local estava abandonado há mais de três anos, segundo o secretário de Esportes e Lazer de Itapema, Ivaldo Marcos dos Santos Junior.
O responsável pela pasta explica que a última administração havia interditado o ginásio por alguns problemas de infraestrutura e que até o momento ele não tinha sido reativado. Atualmente o lugar estava sendo usado como depósito de enfeites natalinos e fantasias.
Conforme com Santos, a prefeitura não revitalizou o local, pois estava aguardando uma análise estrutural que iria determinar o que poderia ser aproveitado. O Executivo também priorizou a conclusão do ginásio do Morretes, por ser mais rápida que a reforma.
Essa análise chegou há duas semanas e mostrou que é possível recuperar parte da estrutura. Já começamos a preparar o projeto e pretendemos começar a obras nas próximas semanas. A previsão é entregar a obra em agosto do ano que vem argumenta.
O secretário afirma ainda que pediu para que seja feita a limpeza do local e a colocação de tapumes para quando iniciarem as obras. Sobre o abandono do prédio e o uso frequente por moradores de rua e usuários de drogas, Santos comenta que a situação era esperada em função do mau estado de conservação do ginásio.
Recebemos esse ginásio já desativado e completamente abandonado. Qualquer prédio que fica nessa situação acaba tendo esse tipo de invasão.
Foto: Marcos Porto / Agência RBS
Fonte: O SOL DIÁRIO – Maikeli Alves