Com objetivo de garantir atendimento adequado para as crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, a Secretaria de Saúde de Itapema implantou o Grupo de Habilidades Sociais e Linguísticas Borboleta Azul. Os encontros são semanais e oferecem orientação dirigida e apoio aos pais e familiares.
Com orientações específicas mamães e papais compreendem melhor a realidade do filho e se tornam parceiros dos médicos no tratamento. Segundo a Fonoaudióloga do Grupo, Aline Nacer, o projeto é dividido em dois momentos. Na primeira etapa apresentamos aos pais as características do transtorno, esclarecemos dúvidas e oferecemos os tratamentos disponíveis. Na seqüencia atendemos as crianças com todo apoio fonoaudiólogo e psicológico, explicou Aline Nacer.
A Secretária de Saúde, Jeane Barros de Souza Silva, destacou a importância de trabalhar a temática. O autismo era visto como algo que estava longe, mas essa realidade vem sendo transformada. Espaços como o Grupo de Autismo contribuem para o tratamento dos pacientes, além de permitir a compreensão correta do transtorno, afirmou Jeane Barros de Souza Silva.
A Secretária ressaltou ainda que no mês de setembro será realizado em Itapema um Seminário sobre o Autismo com abrangência ampla do tema. O evento contará com a participação de profissionais da área da saúde e da educação.
O Grupo de Habilidades Sociais e Linguísticas atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Os encontros semanais acontecem na Unidade de Atendimento Clínico Infantil (SERELEPE). Mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista com o grupo Borboleta Azul através do telefone (47) 3267-1531.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema