A Unidade Básica de Saúde (UBS) Meia Praia II realizou o terceiro encontro de grupo de tabagismo nesta última sexta-feira (20/05). O grupo idealizado pela residente de enfermagem Rafaela Polidoro Krauzer e médico da unidade, Diogo Alves Pinto, conta com o apoio da equipe de Apoio a Saúde da Família e nesse encontro a professora de Educação Física residente Thaís Barcelos, coordenou os trabalhos.
Thaís Barcelos conversou com eles e explicou que quem faz uso ininterruptamente do cigarro sente diariamente os sintomas provenientes desse vício, ao subir uma escada, correr para pegar o ônibus, brincar com filho ou neto, ao caminhar por mais tempo, dentre outros. “O vício associado ao sedentarismo torna a vida dessas pessoas ainda mais vulnerável a doenças e a outras questões associadas a qualidade de vida. Movimentar nosso corpo com algo que tenha significado pode auxiliar a luta contra o cigarro, quando nos movimentamos com significados podemos ter benefícios na luta da abstinência, é importante se conhecer e ouvir seu corpo”, explicou.
A educação física tem programas específicos para atender e ajudar a melhorar a saúde dos fumantes, influenciando na melhoria da qualidade de vida dos dependentes do tabaco. Uma das terapias alternativas é a prática de exercício físico, pois ajuda a aliviar os sintomas de abstinência. E ainda favorece a saúde, bem estar e humor do individuo.
A residente de enfermagem, Rafaela Polidoro Krauzer, explicou que o trabalho em grupo auxilia os usuários neste tratamento, dar apoio a cada passo é importante. “O diferencial deste trabalho é atuar e entender o indivíduo, e que, além de trabalhar a parte física, pode detectar ainda outros tipos de problemas que, por ventura, estão camuflados. Isso ajudará o paciente pelo constante estímulo que terá para deixar de fumar, sem grandes intervalos de uma sessão para outra”, contou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema