O grupo Tropeiros do Litoral de Itapema conquistou o bicampeonato no 2 Festival Internacional de Danças Folclóricas, que aconeceu no sábado (16) e domingo (17) em Pomerode. Os dançarinos itapemenses concorreram com mais de 200 dançarinos do Brasil e do exterior, incluindo estrangeiros do Equador e dos Estados Unidos. O Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral faz parte do Programa Cultura nos Bairros, que tem o apoio da Prefeitura de Itapema, através da Secretária de Esporte, Cultura e Lazer.
No Festival Internacional de Dança Folclórica, a ideia é que os grupos representem as tradições através da dança, dos trajes e da música, para preservar a cultura de um povo e sua terra. O Tropeiro do Litoral disputou com a apresentação das etnias o Novo Folclore Mexicano, o Folclore de Ericeira de Portugal e o Folclore Gaúcho. Os itapemenses trouxeram o troféu de bicampeão com a etnia Ericeira, em homenagem a todos os pescadores do Vale do Itajaí, e de quebra, ficou em 3 lugar com o folclore Mexicano.
O próximo desafio do Tropeiros do Litoral será ainda maior. Após ter se classificado entre mais de 2500 Grupos, na próxima semana estará em para Joinville, onde disputará com a coreografia “Morte e Ressurreição do Boi”, da cultura Açoriana. A apresentação está prevista para terça-feira (26) e segundo o coreógrafo do Grupo, Rudimar do Nascimento, agora será necessário concentrar todas as energias e treinar muito e fazer o melhor representando Itapema. Para nós, do Projeto Cultura nos Bairros, é sempre um orgulho representar nossa cidade. Vamos fazer de tudo para que o Tropeiros do Litoral se apresente com a mesma garra e motivação de sempre, completa.
Mais informações com o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, pelos telefones (47) 3368-7225 ou (47) 9159-3369.