Mais um encontro do grupo Novo Olhar com o objetivo de propagar a saúde mental voltado para a integração das mulheres na sociedade foi realizado nesta terça-feira (26/07), na Associação de Moradores do bairro Morretes. A ação é coordenada pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e as Agentes Comunitárias de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morretes. O grupo, que iniciou em janeiro de 2015, já está no seu 11 encontro e estes acontecem em toda a última terça-feira do mês.
Em toda reunião o grupo traz uma temática diferente e, como neste 11 encontro não poderia ser diferente, o tema foi Artesanato, incentivando as participantes a explorarem suas habilidades e buscar soluções criativas para o cuidado em saúde, melhorando assim a qualidade de vida. O artesanato funciona como uma terapia para as participantes e, além disso, por trás do aprendizado técnico, existem práticas de convivência, de amizade, de troca de experiências e de valorização dos seus próprios dons.
Estes encontros são sempre divertidos e interativos, fazendo com que as mulheres participem e aprendam a realizar novas atividades, também contendo muita conversação e empatia umas pelas outras para que elas possam cuidar da saúde mental e interagir criando novos laços de amizade com uma participação descontraída e, acima de tudo, cuidando do próprio bem-estar. Estimulando a maior participação e interação das mulheres na sociedade.
Para a participante do grupo, Carmen Lucia Klipam, estas atividades e encontros são muito importantes na vida de todas as participantes. “É muito bom para a nossa saúde mental, pois aqui nós podemos nos distrair bastante. Aprendemos, interagimos e criamos laços de amizades. Saímos da rotina e não ficamos somente em casa, é como uma terapia para todas nós”, afirmou Carmen Lucia Klipam.
As agentes comunitárias de saúde auxiliaram as participantes na hora da costura, dando dicas e ensinando como realizar a atividade, sempre estimulando as mulheres a aproveitarem suas habilidades. “Neste encontro elas puderam aproveitar e descobrir novas habilidades, sendo incentivadas para tal. O grupo Novo Olhar propaga a saúde e o bem-estar das mulheres que, muitas vezes ficam somente em casa e depressivas ao não fazerem muita amizade ou não terem muita interação, fazendo com que elas se distraiam, conversem, aprendam e, acima de tudo, cuidem da própria saúde. Estas atividades, assim como o artesanato, são de extrema importância para que elas se sintam úteis e incentivadas a não ficarem somente em casa”, afirmou a agente comunitária, Marisa Pereira.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema