Com o fim do verão e início do outono, tratamento para cabelo vira uma grande preocupação das mulheres. O Tudo pra Cabelo, hub de conteúdo da Unliver, investigou quais são os tratamentos de cabelos mais populares no Brasil. E tanto no Google quanto em pesquisa de campo, feita em parceria com a Opinion Box, a hidratação saiu em primeiro lugar. Somente no Google, o tratamento foi digitado uma média mensal de 813 mil vezes em 2022, quase o dobro do segundo colocado, o botox capilar, buscado em média por 427 mil pessoas. Já em pesquisa nacional, 79% das mulheres afirmaram que fizeram hidratação no último ano, muito a frente de nutrição, o segundo colocado, dito por 29% das mulheres.
“Devido ao clima brasileiro, a busca pela hidratação é grande. Ela é muito importante para deixar os cabelos macios e super saudáveis. Ela evita as pontas duplas, fortifica os fios, ajuda no crescimento do cabelo e reduz o frizz, principalmente nos cabelos danificados por procedimentos químicos”, explica o hairstylist Carlos Cesário.
Em relação a nutrição capilar, o profissional aponta que é muito eficaz para a reposição dos lipídios que são responsáveis pela proteção da fibra quando o cabelo está quebradiço, opaco e com frizz. “Nutrição repara os danos superficiais dos fios, enquanto fornece alimentos para que o cabelo fique mais saudável e deslumbrantes”, complementa Cesário.
Casa ou salão – Uma questão muito comum é se o tratamento deve ser feito em casa ou no salão. Há diversas opiniões sobre o assunto. Mas a pesquisa revela que os procedimentos recomendados em salão por profissionais do setor estão sendo seguidos pela grande maioria das brasileiras. Por exemplo, 88% das mulheres preferem fazer a selagem no salão, e 78% delas preferem realizar o botox capilar com um profissional da área.
“Elas buscam por um resultado imediato. E o correto, desses dois tratamentos, é fazer em um salão com um profissional especializado na técnica. Já em casa, elas podem correr o risco de danificar os fios e a longo prazo ter uma queda capilar. No salão é mais seguro”, opina o hairstylist.
A pesquisa também investigou quais são os problemas mais notados no final do verão. Cabelo ressecado e opaco foi o campeão das respostas, mencionado por 70% das entrevistadas. Muito atrás, aparecem o cabelo áspero com 24% e poroso, com 21%.
Metodologia da Pesquisa de campo: 650 mulheres, entre 18 e 44 anos, de todas as regiões do Brasil e rendas familiares, foram entrevistadas entre 2 e 8 de fevereiro de 2023.
Metodologia da Pesquisa de palavra-chave: A partir de uma lista de 20 tratamentos para cabelos populares no Brasil, verificamos a média de buscas semanais das palavras-chaves no Google. Ferramenta utilizada: SEMRush.
Fotos: Tudo para Cabelo
Fonte: Tudo para Cabelo