Homem morre afogado enquanto nadava com esposa em praia de Bombinhas

Homem morre afogado enquanto nadava com esposa em praia de Bombinhas

Praia de Bombinhas, em Bombinhas – Foto: Heitor Pergher

Ele foi levado à UPA, mas não resistiu e morreu na tarde deste domingo (27).

Um homem de 36 anos morreu após se afogar em uma praia de Bombinhas, Litoral Norte de Santa Catarina. Ele estava com a esposa no mar, na tarde de domingo (27).

Segundo a esposa, eles nadavam quando o marido pediu ajuda a ela, e em seguida afundou rapidamente. A mulher achou que pudesse ser uma brincadeira, pois estariam no raso e o homem sabia nadar. No entanto, quando ele demorou a voltar, a mulher pediu ajuda aos guarda-vidas.

Praia de Bombinhas, em Bombinhas – Foto: Heitor Pergher

Praia de Bombinhas, em Bombinhas – Foto: Heitor Pergher

Os guarda-vidas iniciaram as buscas e encontraram o homem quando ele já precisava de reanimação cardiopulmonar. Equipes dos bombeiros e do Samu prestaram apoio, e foi necessário fazer acesso com medicação no local.

O homem em seguida foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) pelas equipes do Samu. Lá, as equipes continuaram as manobras de reanimação, até ser constatada a morte.

A vítima era morador de Lages.

Casos de afogamentos aumentaram

Segundo dados da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), 15 brasileiros morrem afogados diariamente. Homens morrem, em média, 6,8 vezes mais vítimas de afogamentos do que mulheres.

Em Santa Catarina, segundo os dados do Corpo de Bombeiros Militar, no último verão as vítimas de afogamentos seguidos de morte foram principalmente homens, de em média 28 anos.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que passou a ativar postos de guarda vidas na baixa temporada. Contudo, nem todos os postos estão ativados, e por isso é preciso maior cuidado por parte dos banhistas. Através do aplicativo do CBMSC é possível conferir quais postos estão ativados, a condição do mar e a bandeira de cada lugar.

Na temporada de verão de 2020/2021, cerca de 93% dos afogamentos ocorreram fora do local (ou horário) de cobertura dos guarda-vidas, o que mostra a importância do serviço.

Os Bombeiros também alertam para a importância de estar atento às bandeiras, que indicam a condição do mar no local. As orientações do Corpo de Bombeiros mostram que as correntes de retorno são responsáveis por mais de 90% dos afogamentos em água salgada.

Casos de afogamento nos primeiros dias de calor acendem alerta – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

Casos de afogamento nos primeiros dias de calor acendem alerta – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

As correntes são um refluxo de água que retorna da costa para o mar, formando um corredor com uma correnteza que pode carregar uma pessoa para longe da praia em poucos segundos.

Em praias vigiadas por guarda-vidas, as correntes de retorno são identificadas por duas bandeiras vermelhas na faixa de areia. O banho de mar entre as duas bandeiras é desaconselhado.

Para reconhecer as correntes de retorno em praias não vigiadas, é preciso ficar atento a algumas de suas características: as ondas não quebram nesses locais e a coloração da água costuma se diferenciar do resto da praia, sendo mais escura

Saiba como agir caso se encontre em uma corrente de retorno

Caso você saiba nadar, nade para o lado e após sair da corrente, você poderá voltar a nadar em direção à praia. Não tente nadar contra a corrente; esse é um erro comum, que pode levar à extrema fadiga rapidamente.

Caso você não saiba nadar, não se desespere. Primeiro, tente fazer sinal para que os guarda-vidas e/ou banhistas saibam da situação. Segundo, mantenha a calma e tente boiar na água até chegar a ajuda; a corrente de retorno tem um fim e não vai te levar para o meio do oceano.

Outras dicas

  • Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193;
  • Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista;
  • Se você estiver com criança, ou pessoas com alguma vulnerabilidade, temos disponível gratuitamente nos nossos postos de Guarda-Vidas as pulseirinhas de identificação;
  • Se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, NÃO entre na água, aproveite a faixa de areia;
  • Não ande nos costões, você pode escorregar e cair no mar;
  • Se você foi queimado por água-viva procure os nossos postos de guarda-vidas;
  • Respeite os guarda-vidas, eles estão atuando voluntariamente para te ajudar com orientações de prevenção e podem salvar a sua vida em casos de emergência;
  • Ficou alguma dúvida? Quer mais orientação? Pergunte aos guarda-vidas, eles podem te ajudar.

Foto: Heitor Pergher / CBMSC/Reprodução/ND
Fonte: ND+, REDAÇÃO ND, ITAJAÍ