Independência do Brasil é comemorada com desfile cívico em Itapema

Independência do Brasil é comemorada com desfile cívico em Itapema

A manhã desta quarta-feira (07/09) foi de muita emoção em Itapema. Famílias inteiras aproveitaram feriado para acompanhar e participar do tradicional Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil. O evento promovido pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), reuniu um grande público na Avenida Nereu Ramos, no Bairro Centro.

O pelotão de autoridades deu início ao desfile até o palco principal. Eles estavam acompanhados pelos integrantes Coral Infantil Grupo Vivaz que de forma belíssima entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Itapema.

Com o tema Itapema Uma cidade que não para de crescer, cada escola apresentou ao longo da Avenida Nereu Ramos um resgate história dos primeiros habitantes do município, bem como um retrato das principais características de cada bairro. Todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da atividade. Cartazes, faixas e os alunos vestidos a caráter representavam em detalhes todo conteúdo desenvolvido nas unidades escolares.

Além da Banda Municipal, as fanfarras da Escola Bento Elói Garcia, Francisco Victor Alves, Maria Linhares de Souza, Oswaldo dos Reis, ditaram o ritmo do Desfile e alegram a população. Passos sincronizados e a leveza dos grupos coreográficos encantaram a todos, promovendo ainda mais os talento de nossos estudantes. Bandas vindas de outros municípios também contribuíram com o andamento do ato cívico, como Fanfarra de Tijucas.

Colégios da Rede Particular como Centro Educacional Cuca Fresca, Plenitude, Colégio Superação, Atlântico e Unificado, participaram do Desfile juntamente com o Colégio Estadual Olegário Bernardes. A Associação de Pais e Alunos Especiais Razão de Viver, também marcou presença e foi recebida com festa por todos.

A Secretaria de Esporte e Lazer apresentou todos os projetos de incentivo à prática esportiva na cidade, que atende pessoas de todas as idades. Destaque para a Patinação Artística, a Ginástica Rítmica Desportiva, Taekwondo entre outras modalidades. A equipe da Defesa Civil de Itapema também participou do desfile, além dos integrantes, dois carros utilizados no atendimento a comunidade também foram apresentados ao público.

Os projetos, programas, ações e atividades visando a inclusão social também foram destaque deste ano. A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação trouxe para Avenida os serviços oferecidos a comunidade, tais como o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A Avenida Nereu Ramos também foi tomada pela cultura e pela arte. As oficinas culturais que acontecem em todas as regiões da cidade também foram destaque na Parada. A Fundação Municipal de Cultura de Itapema apresentou o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes no fomento da arte em nossa cidade. O tradicionalismo e a nossa cultura também estiveram presentes com o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e do Boi de Mamão Raiz da Terra.

Entidades da Sociedade Civil Organizada também participaram do Desfile em comemoração ao Sete de Setembro em Itapema. Dentre eles, a Associação de Surf Amador, Equoterapia, Grupo de Jovens e Adolescentes Conect, Associação Comunitária Amor (ACA), Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Provita, Grupo de Escoteiros Costa Esmeralda, Aventureiros, Clube Desbravadores, Quebrando o Silêncio, Grupo de Trilheiros Itapema Off Road, Jeep Club Amigos da Lama e a Associação de Transportes Escolares, Turismo e Alternativo de Itapema (ATRAI).

O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) integraram o pelotão, mostrando o trabalho de prevenção e atendimento feito em nossa comunidade. Todos os participantes e o público presente foram homenageados pela Secretaria de Educação, a Fundação Municipal de Cultura e o Departamento de Comunicação, com uma faixa de agradecimento a todos os envolvidos na atividade, em especial a comunidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema