Atividades têm apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nas vistorias a residências.
As ações de controle ao mosquito Aedes aegypti não param em Itapema. A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar iniciou uma Força Tarefa na última sexta-feira (15/01). A estratégia é não deixar nenhum imóvel que tenha possível criadouro sem ser visitado e regularizado. A operação faz parte da sala de situação municipal criada no início do mês de Janeiro em Itapema.
Os agentes vão realizar uma lista diária das dificuldades em campo, e no dia seguinte cada um será destinado aos órgãos responsáveis, intensificando o controle. Os locais em que os agentes não conseguirem eliminar, por serem de difícil acesso serão revisitado pelo Corpo de Bombeiros e os proprietários que se negarem a eliminar os criadouros serão revisitados com apoio da Polícia Militar.
Segundo a Coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Jaqueline Ferreira, a ação é necessária pois não resolve eliminar o criadouro de um local e deixar em outro. “A população precisa entender que assim como temos direitos, temos deveres também, não posso me recusar a manter um criadouro mesmo sendo dentro da minha casa, porque estou colocando a saúde de terceiros em risco. A ação é para o bem de todos, faça sua parte, coopere”, concluiu Jaqueline.
Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, Itapema vem realizando um forte trabalho no combate a Dengue, mas a comunidade precisa se conscientizar. “Estamos com as equipes trabalhando intensamente na área de infestação nos bairros Meia Praia e Centro, nos outros bairros continua a atividade de vigilância. Mesmo assim, precisamos do apoio da população eliminando os “depósitos” com água parada. Pedimos que todos abram as portas para as equipes vistoriarem as residências”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Saiba como denunciar
Quem desejar mais informações sobre o controle a Dengue em Itapema, pode entrar em contato pelo telefone (47) 3267 1530 de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 15h ou mandar e-mail para dengue@itapema.sc.gov.br. Já as denúncias podem ser feitas no site da Prefeitura, no link Ouvidoria, com o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema