Itapema apresenta seu cooperativismo e sua economia solidária

A Cooperativa de Reciclagem Cooperitapema recebeu a visita de técnicos da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Laguna (Cooperlag) na terça-feira (13). O encontro teve como objetivo apresentar o funcionamento da Cooperitapema e as ações de inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável, implementadas pelo atual Governo Municipal junto com os catadores cooperados. Os grupos ainda discutiram aspectos relacionados à economia solidária, através do cooperativismo, desenvolvimento sustentável e regulamentação da atividade de catação.

A comitiva de Laguna veio composta por psicólogas, equipe da Secretaria da Saúde, assistentes sociais e os diretores de projetos do município, além dos catadores. Em Itapema, o grupo foi recepcionado por membro da Cooperitapema, pela secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Marina Gobbo Agnoletto, e pelo articulador do encontro, Cristian Barbosa Dias.

Segundo a articuladora do Cooperlag e secretária de Assistência Social de Laguna, a psicóloga Aparecida da Silva, o grupo pesquisou vários municípios para visitar e a escolha de Itapema aconteceu pela organização da cooperativa local e a assessoria prestada pelo Governo Municipal.

Na segunda-feira (12), a Cooperitapema recebeu a visita da Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP), empresa que explora a coleta seletiva e de resíduos orgânicos em Florianópolis e da Associação de Catadores de Materiais recicláveis do bairro Monte Cristo, também de Florianópolis. Na oportunidade foram abordadas as experiências e os desafios vividos por estas instituições na coleta e gestão dos resíduos recicláveis.

Mais informações com o articulador dos encontros da Cooperitapema, Cristian Barbosa Dias, pelo telefone (47) 9186-8200 ou pelo e-mail defesacivil@itapema.sc.gov.br.