Cidade foi a que mais teve valorização dos imóveis nos últimos 12 meses e ainda foi destaque na geração de empregos durante a pandemia, além de ser categoria A no turismo.
Itapema completa nesta quinta-feira (21) 60 anos de emancipação política. Mesmo com “pouca idade”, a cidade já é destaque nacional. O relatório de março da FipeZap mostra o município como o que mais teve valorização imobiliária de todo o país.
Em março de 2022, no acumulado de 12 meses, os imóveis em Itapema valorizaram 25,29%, chegando a R$ 9.093 o metro quadrado. No ranking entre as cidades do Brasil, o município está em quarto lugar, atrás apenas do Rio de Janeiro, Balneário Camboriú e São Paulo. É mais que capitais como Curitiba e Florianópolis, por exemplo.
Com pouco mais de 67 mil habitantes, conforme projeção do IBGE para 2020, Itapema também é destaque na geração de empregos. A cidade aparece em sexto lugar no ranking elaborado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com mais de 6 mil postos de emprego criados no período – um aumento de 35%.
Conforme o Caged, cidades com potencial turístico, como Itapema, foram as que mais empregaram pessoas. O levantamento leva em conta, dentre os 5.570 municípios brasileiros, aqueles cujo mercado local empregava, em junho de 2020, pelo menos 10 mil trabalhadores formais e criou um ranking com os 20 primeiros, de acordo com taxa de expansão do mercado de trabalho formal até fevereiro de 2022.
A cidade também está na categoria A quando o assunto é turismo. O Ministério do Turismo revelou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta importante que reúne informações de cidades que utilizam o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento, além de identificar necessidades de investimentos e ações para cada setor nas regiões turísticas do Brasil.
No total, 2542 cidades brasileiras com 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa em 2022. O objetivo é definir políticas públicas, incluindo a preferência do envio de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e as ofertas de qualificação profissional para os setores envolvidos.
Fotos: Prefeitura de Itapema/Divulgação/ND
Fonte: ND+, KASSIA SALLES, ITAJAÍ